A Blackmagic Design anunciou que a maior parte de “Love and Baseball” da HBO Max foi filmada com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K, e todo o filme foi colorizado no software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.
Baseado na peça de teatro de mesmo nome de Jerry Montoya, “Love and Baseball” conta a história de Will (Max Arciniega) e Michele (Tate Hanyok), que se apaixonam após se encontrarem por acaso e que lutam contra os desencontros e as realidades da vida para poder encontrar o amor novamente. O longa foi dirigido por Steve Acevedo e filmado por Acevedo, Joseph Hernandez e Andrés Solórzano.
“Love and Baseball” é contado em três atos, cada ato tem dois anos de intervalo. Para que cada ato tivesse um aspecto visual diferente, Acevedo optou por usar três cinegrafistas, todos filmando seu próprio ato à sua própria maneira. Os atos um e três foram filmados com a câmera URSA Mini Pro 4.6K.
“Andrés Solórzano gravou a maior parte do ato um em tripés e em um deslizador, com uma fotografia muito equilibrada e precisa para refletir o elemento aspiracional das comédias românticas tradicionais”, disse Acevedo. “O segundo ato foi gravado inteiramente em uma steadicam por Joseph Hernandez. Eu filmei o terceiro ato e apliquei um visual de documentário filmado na mão para dar ao nosso final uma sensação muita fundamentada, real e autêntica.”
Acevedo escolheu filmar o ato final com a câmera URSA Mini Pro 4.6K, mas deixou que cada diretor de fotografia escolhesse seu próprio kit. Solórzano decidiu usar a mesma câmera de Acevedo. “Eu adoro a URSA Mini Pro”, disse Acevedo. “Eu a uso bastante quando trabalho com documentários longas-metragens. O ato um e o ato três foram filmados sem equipe, então era importante usar uma câmera fácil de operar. A URSA Mini Pro foi perfeita para isso.”
“Eu adoro a funcionalidade da URSA Mini Pro”, continuou Acevedo. “O tamanho, os menus, os controles; ela é super fácil de usar, especialmente quando você está trabalhando depressa e sem muita ajuda. Além disso, ela é leve e bem equilibrada. O EVF é fantástico e, claro, as imagens são maravilhosas.”
Não era uma grande preocupação combinar com a câmera do segundo ato, já que cada ato tinha seu próprio visual. No entanto, Acevedo ficou satisfeito com a qualidade da imagem em comparação com outros sistemas de câmera mais caros. “Gosto das imagens das câmeras Blackmagic desde as primeiras Blackmagic Cinema Cameras lançadas. A URSA Mini Pro tem uma bela modulação nas bordas dos sujeitos, dando um aspecto muito natural”, disse.
A gradação de cores de “Love and Baseball” foi feita pelos coloristas Arianna Shining Star e John Nodilo no DaVinci Resolve Studio. Acevedo queria definir cada ato usando não apenas o estilo fotográfico, mas também a gradação. “Para mim, era importante no primeiro ato, quando nossa história de amor começa, ter uma sensação de calor com uma paleta de cores saturadas”, afirmou Acevedo. “O segundo ato tem o maior conflito e uma virada de 180 graus com relação a aonde o público foi levado. Eu queria que esse ato tivesse uma sensação mais fria em geral. Já no terceiro ato, eu queria que a cor refletisse a realidade, então demos um visual bem fundamentado conforme a história chega ao fim.”
Acevedo ficou satisfeito que o filme se combinou tão bem, apesar dos desafios que um filme de baixo orçamento pode ter. “A locação de filmagem estava, na verdade, sob uma rota de voo para um aeroporto”, acrescentou Acevedo. “Por isso, a quantidade de vezes que os aviões interromperam nossas tomadas em quase todas as configurações foi uma alegoria de quanto eu tive que trabalhar duro no filme, e ninguém nunca se dará conta.”
Mas, no final, o esforço valeu a pena. “O filme foi essencialmente um exercício para todos os profissionais criativos envolvidos, por isso estamos muito entusiasmados que uma plataforma tão reconhecida quanto a HBO Max nos tenha escolhido”, concluiu.
“Love and Baseball” está disponível na HBO Max.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube