Fundado pelos coloristas Masahiro Ishiyama e Toshiki Kamei em 2021, o Artone Film, especializado em correção de cores, realizou vários projetos, incluindo originais da Netflix, longas, comerciais e clipes
A Blackmagic Design anunciou que o novo estúdio de pós-produção Artone Film instalou o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós de som DaVinci Resolve Studio e os painéis DaVinci Resolve Advanced para realizar serviços de gradação. Fundado pelos experientes coloristas Masahiro Ishiyama e Toshiki Kamei em 2021, o Artone Film, especializado em correção de cores, realizou vários projetos, incluindo originais da Netflix, longas-metragens, comerciais e clipes musicais.
Ishiyama e Kamei têm anos de experiência em correção de cores de filmes, programas de TV, videoclipes e comerciais utilizando DaVinci Resolve Studio. O Artone Film expandiu rapidamente e se tornou uma das casas de correção de cores mais populares de Tóquio, finalizando os originais da Netflix “O Menino de Asakusa” e “A Jornalista”, o novo longa-metragem “Yomei Jyunen” (Os Dez Anos Finais, em tradução livre), além de videoclipes como “Boy”, da banda King Gnu, “Chi wo Kirai Niku wo Konomu” (Eu Odeio Sangue e Prefiro Carne) da dupla Domico, “Small World” da banda Bump of Chicken e comerciais de TV para empresas como Taisho Pharmaceutical e UQ mobile.
Ishiyama conversou sobre a abertura do estúdio: “Minha ideia era criar uma empresa onde os coloristas pudessem tomar decisões de negócios. Ao se envolverem na gestão, os coloristas podem maximizar suas criatividades. Nunca cogitei virar um colorista freelancer. Como filme/vídeo é uma forma de arte completa, minha ideia era reunir vários artistas e fazer alguma coisa como empresa, ao invés de trabalhar por conta própria. E foi por isso que eu chamei o Kamei. Eu acompanhava o trabalho dele desde a época em que eu era colorista assistente. Vi as gradações que ele fez nos seminários da Blackmagic Design e gostei do estilo que ele criou.
“Quando o Ishiyama entrou em contato comigo, fiquei preocupado, achando que eu tinha feito alguma coisa errada”, disse Kamei, que trabalhava de colorista em uma empresa de pós-produção americana em Tóquio. “Quando ele falou sobre abrir um estúdio de gradação, aceitei a parceria na mesma hora, pois eu já estava pensando em fazer algo assim no futuro.”
Ishiyama e Kamei revelaram que o DaVinci Resolve Studio foi o primeiro sistema de gradação que utilizaram. Para o Artone Film, a dupla optou pelo DaVinci Resolve Studio, além de dois DaVinci Resolve Advanced Panels.
“Desde que comecei a usar o Advanced Panel no meu projeto anterior, a colorização com painel se tornou tão natural para mim que eu não conseguia mais trabalhar intuitivamente sem ele. O design do painel mudou um pouco, mas mesmo assim esse layout é muito mais fácil de usar”, disse Ishiyama.
“A agilidade é muito importante para os coloristas, independentemente do tipo de projeto de gradação. O DaVinci Resolve é simples e fácil de usar, com a capacidade de agrupar e aplicar gradações em lotes. Ele dá conta de formatos longos e curtos. Não é à toa que ele é usado em estúdios do mundo todo”, continuou.
“A equipe de P&D do DaVinci Resolve ouve os usuários, portanto o software está sempre aprimorando. Gosto muito do modo HDR e do Distorcedor de Cores da versão nova”, acrescentou Kamei.
“Com o Artone Film, queremos continuar a desenvolver a gradação de cores no Japão. Queremos ser os primeiros a tomar a iniciativa de trazer os artistas e conversar sobre a realização de projetos criativos em parceria”, concluiu Ishiyama.