A agência de notícias estatal marroquina Maghreb Arabe Presse (MAP) completou a transição para IP com a instalação de várias soluções Lawo
A agência de notícias estatal marroquina Maghreb Arabe Presse (MAP), com sede em Rabat, fundada em 1959, completou a transição para IP com a instalação de várias soluções em seus estúdios de produção de rádio.
A atualização técnica abrange três estúdios de rádio e dois de televisão e é totalmente baseada em tecnologia IP.
A Lawo foi escolhida devido ao fluxo de trabalho true-IP de seus mixers de áudio, que permitem às operadoras acessar todas as fontes de áudio disponíveis na rede a qualquer momento, o que é especialmente importante porque o MAP atende seus programas internacionais em árabe, inglês, francês, espanhol e tamazight (a língua do povo berbere).
Os consoles ruby, localizados nas duas salas de controle de rádio, são os principais protagonistas dessa integração. Hassan Eddahbi, gerente geral da MAP, não hesita em afirmar que essas mesas “comprovaram sua eficiência e qualidade de áudio”. Eddahbi também destaca que seu fluxo de trabalho “é mais intuitivo e menos complicado do que os concorrentes”, bem como sua capacidade de “trocar rapidamente entre diferentes salas de controle e escolher os ambientes desejados em tempo recorde, seja transmitido ao vivo ou gravado para mais tarde usar”.
Além dos consoles de mixagem ruby, os estúdios de rádio MAP são equipados com os mecanismos de mixagem Power Core DSP da Lawo e nós de E / S, que integram os estúdios com as cabines de voz adjacentes, denominadas “studettes”. A configuração, então, interliga os estúdios e studettes com o grande MAP Grand Studio com o toque de um botão. “Os requisitos do projeto eram bastante exigentes, era necessário adaptar as novas soluções técnicas e fluxos de trabalho definidos pelo cliente e integrá-los totalmente no conjunto geral rede. Mas sabíamos que poderíamos contar com nossa equipe e engenheiros da Lawo, bem como com a tecnologia IP da Lawo”, acrescenta Eddahbi.
O projeto MAP foi realizado pelo parceiro de Lawo em Marrocos, LTS Network, com sede em Casablanca.