Home Reportagens Maspalomas Costa Canaria Soul Festival captado pela Blackmagic URSA Broadcast G2

Maspalomas Costa Canaria Soul Festival captado pela Blackmagic URSA Broadcast G2

Ruima Video Art utiliza switchers ATEM 2 M/E Constellation HD e cadeias de câmera de fibra SMPTE para registrar o festival de soul e R&B

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design hoje anunciou que todos os aspectos de vídeo, incluindo projeções IMAG, durante o Maspalomas Costa Canaria Soul Festival foram entregues usando uma solução de controle de aquisição e entrega da Blackmagic Design.

A transmissão do festival foi registrada ao vivo e depois transmitida como dois programas de 50 minutos na Radio Televisión Canaria, com a Ruima Video Art, uma produtora espanhola que gerenciou todos os aspectos da produção técnica do evento.

Realizada na pitoresca Playa de San Agustín em Gran Canária, a oitava edição do festival apresentou uma seleção eclética de artistas de soul e R&B internacionais. “A praia de 500 metros quadrados foi transformada em um incrível palco para o festival, apesar de consideráveis desafios técnicos e logísticos”, revelou Pedro Ruiz Mateos, fundador da Ruima Video Art.

O desafio era manter a integridade do sinal de forma confiável em um local desprovido de infraestrutura e, ao mesmo tempo, sujeito a condições ambientais adversas, incluindo areia e altas temperaturas. “Isso exigia um sistema robusto e de baixa latência para lidar como todo o processo de produção, da aquisição e monitoramento à distribuição e mixagem visual tanto para a projeção IMAG quanto a gravação”, observou Ruiz Mateos.

A produção multicâmera contou com um kit misto de sete câmeras da Blackmagic Design. Duas câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 posicionadas na frente do palco captavam as performances dos artistas, com uma unidade adicional montada em um guindaste de um metro e meio com cabeça motorizada para planos gerais e dinâmicos. “As cadeias de fibra SMPTE da Blackmagic oferecem vídeo, retorno de programa e alimentação, com controle de câmera”, disse Ruiz Mateos.

Quatro unidades Blackmagic Studio Camera 4K Pro G2 adicionais ofereciam cobertura adicional, com duas câmeras fixas e controladas remotamente e duas operadas manualmente. O controle de câmera e o sombreamento remoto eram feitos com o ATEM Camera Control Panel.

Os dois feeds HD ao vivo para IMAG e um para o programa e as transmissões subsequentes eram mixadas visualmente com um switcher de produção ao vivo ATEM 2 M/E Constellation HD. O gerenciamento e distribuição do sinal foram realizados com um roteador Blackmagic Videohub 40×40 12G, enquanto cada câmera ISO e a saída final do programa eram gravadas com oitos decks broadcast HyperDeck Studio HD Plus.

“No coração da nossa transmissão, as capacidades multicamada do switcher e as transições avançadas nos permitiam adaptar em tempo real ao ambiente dinâmico do festival, entregando uma experiência de visualização excelente para o público”, disse Ruiz Mateos.

“Alimentamos um LED com seis metros de largura e três metros de altura posicionado atrás da vila de vídeo e outras telas repetindo o mesmo conteúdo, com os feeds ao vivo do switcher ATEM, para ajudar a aproximar o público que estava mais longe das performances”, continuou.

O mix do programa e as câmeras ISO foram todos captados em 1080p25 para edição e correção de cor posterior. “Após completarmos a pós-produção, preparamos tudo para cumprir as normas técnicas da emissora, entregando um programa 1080i50 via FTP para a emissora televisiva”, disse Ruiz Mateos.

“Em condições externas desafiadoras, onde o calor e a areia testaram os equipamentos, a tecnologia não perdeu o ritmo”, concluiu Ruiz Mateos. “Saber que podíamos confiar na Blackmagic nos permitiu focar nos aspectos criativos da produção do festival.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados