Home Reportagens Matrox: Lakeland PBS economiza tempo e dinheiro com a produção remota graças ao Monarch EDGE

Matrox: Lakeland PBS economiza tempo e dinheiro com a produção remota graças ao Monarch EDGE

Lakeland PBS precisava de uma solução de codificação e decodificação para transmitir o sinal de vídeo com boa qualidade e latência baixa

Por Ricardo Batalha

A filial pública da PBS em Minnesota, Lakeland PBS, que produz, adquire e transmite programas relevantes para a região rural e culturalmente diversa que serve, optou por um par de codificadores Matrox Monarch EDGE E4 e um decodificador D4 para enviar conteúdo entre duas localidades remotas. A Lakeland PBS opera duas emissoras de televisão digital de potência total: KAWE (na sede de Bemidji), que atende ao norte de Minnesota, e KAWB (em Brainerd), que atende ao centro de Minnesota.

Quando a Lakeland PBS produz o programa ao vivo Lakeland Currents em sua estação satélite em Brainerd, os membros da equipe da sede viajam até a localização do satélite para gravar o programa e trazer de volta a unidade de armazenamento para a sede. Com uma distância de cerca de 320 quilômetros e quatro horas de viagem de ida e volta, além do tempo de produção, essa é uma tarefa cara que a emissora não pode arcar devido à falta de recursos financeiros e pessoal. Para economizar dinheiro e tempo e superar a distância entre as sedes, a Lakeland PBS precisava ser capaz de enviar conteúdo gravado do estúdio remoto para a sede central em Bemidji por meio de uma VPN.

A Lakeland PBS precisava de uma solução de codificação e decodificação para transmitir o sinal de vídeo de forma confiável, com boa qualidade e latência inferior a um segundo. A emissora considerou usar soluções baseadas em PC com placas complementares SDI para realizar as operações de codificação e transporte. Durante os testes, a solução funcionava perfeitamente às vezes, mas nem sempre. A Lakeland PBS concluiu que essa solução não era suficientemente robusta para atravessar sua VPN, então a solução ideal seria um codificador SRT construído especificamente para esse propósito.

Dado que a estabilidade é um fator importante para a implementação remota, a Lakeland PBS procurou uma solução de codificação de hardware que pudesse viabilizar seu fluxo de trabalho remoto baseado em SRT. A Lakeland PBS escolheu um par de codificadores Matrox Monarch EDGE E4 e um decodificador D4 para enviar conteúdo entre as duas localidades.

“A outra opção que testamos deveria ter funcionado, mas simplesmente não funcionou. Não importava o quão baixa fosse a taxa de bits, a transmissão não era confiável o suficiente. Precisa funcionar o tempo todo se você vai fazer um programa com isso”, afirma Tom Wild, diretor de engenharia da Lakeland PBS. “Adicionar esse codificador SRT definitivamente foi o segredo do sucesso que tornou possíveis fluxos de vídeo confiáveis e produção remota”.

No fluxo de trabalho remoto, o codificador Monarch EDGE na localidade remota recebe três sequências 1080i 60 das câmeras PTZ Panasonic da emissora e transmite as três sequências para a sede central por meio da VPN como uma única sequência com áudio integrado. Na sede central, o decodificador Monarch EDGE transmite SDI 1080i 59.94 com áudio integrado para o mixer de produção Ross Video.

Além da produção remota de programas ao vivo para gravação, a Lakeland PBS também pode usar a solução Monarch EDGE para outros fins de produção remota, como relatórios ao vivo para os noticiários noturnos. A emissora também aprecia a funcionalidade de intercomunicação do EDGE, que permite comunicação bidirecional por meio da mesma caixa de codificação/decodificação.

Com a solução Monarch EDGE, os membros da equipe da sede central podem usar sua infraestrutura de produção para alternar entre produções de estúdio na localidade satélite a 160 quilômetros de distância.

Graças ao Monarch EDGE, a Lakeland PBS conseguiu eliminar as viagens de ida e volta para a localidade satélite, economizando tempo e dinheiro. Com cerca de 25 programas por ano, a economia de custos chega a milhares de dólares.

A eliminação das viagens também melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A equipe pode realizar seu trabalho a partir da sede central, o que significa que não precisam sair de casa muito cedo para chegar a tempo à localidade remota ou retornar tarde para casa após uma longa viagem de carro. Também reduz o estresse da viagem, especialmente durante o rigoroso inverno de Minnesota, quando o trajeto pode ser perigoso.

Contar com uma solução de codificação confiável também permite que a Lakeland PBS produza mais conteúdo local relevante para um número maior de telespectadores, que, ao contrário de uma emissora metropolitana da PBS, estão espalhados por uma ampla área de cobertura.

“Somos uma pequena emissora rural da PBS, então cada dólar conta. Queremos atender toda a nossa área de cobertura e tornar as coisas locais e significativas para nossos telespectadores, o que pode ser caro quando nossas áreas de audiência estão a centenas de quilômetros de distância”, destaca Wild. “Dado o estado das finanças, essa tecnologia permite alcançar esse objetivo. Podemos dizer sim a certos programas quando não precisamos adicionar meio dia extra e todos os custos para torná-los possíveis”, conclui.

Site relacionado: https://video.matrox.com/en

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados