Home Reportagens Media Storm utiliza Blackmagic URSA Cine 17K 65 e conversores IP 2110

Media Storm utiliza Blackmagic URSA Cine 17K 65 e conversores IP 2110

Principal criadora de conteúdo digital da China, Media Storm cria workflows avançados em IP e nuvem com produtos Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Media Storm, uma das principais criadoras de conteúdo digital da China, especializada em cinema e tecnologia, adotou as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Cine 17K 65 e Blackmagic PYXIS 6K. A empresa também implementou um novo sistema de produção ao vivo baseado em IP ST 2110 utilizando o switcher ATEM Constellation 8K, o ATEM 2 M/E Advanced Panel 20, os Blackmagic 2110 IP Converters e o DaVinci Resolve Replay. Além disso, a Media Storm desenvolveu uma pipeline completa de produção, da captura e transmissão ao vivo à pós, usando o DaVinci Resolve Studio e a Blackmagic Cloud para edição colaborativa.
Do Super 16 ao 17K 65 mm

O fundador da Media Storm, Tim Pan, teve seu primeiro contato com a Blackmagic Design em 2014, quando adquiriu a Pocket Cinema Camera original. Como sua primeira câmera profissional, o sensor Super 16 o impressionou pela qualidade de imagem e pela ciência de cores. Desde então, a linha Pocket Cinema Camera, a série URSA Mini e, agora, os modelos URSA Cine e PYXIS passaram a fazer parte do arsenal da Media Storm.

“Nos últimos anos, usamos muito a URSA Mini Pro 12K para filmar artefatos do sítio arqueológico de Sanxingdui, captar céus estrelados por meio de telescópios e registrar lançamentos de foguetes no Centro Espacial de Wenchang”, lembrou Pan. “A resolução 12K permite ampliar a imagem de forma significativa e criar perspectivas visuais únicas. Essa flexibilidade criativa é exatamente o que sempre buscamos, além de ser um dos maiores pontos fortes da Blackmagic Design.”

A equipe da Media Storm aguardava ansiosamente a chegada da URSA Cine 17K 65 desde o seu lançamento. “A impressionante resolução 17K, combinada ao sensor de 65 mm, oferece um nível de detalhe e profundidade cinematográfica incomparáveis”, afirmou Pan.

“Planejamos usá-la em produções um pouco ou, quem sabe, bilhões de bits diferentes”, acrescentou, com um sorriso. “O formato de 65 mm é perfeito para cenas que exigem grande imersão e impacto visual, realmente trazendo o público para dentro da história.”

Pan também destacou que o design da PYXIS 6K full-frame impressionou a equipe de fotografia da Media Storm. “Ao filmar na vertical, a tela integrada funciona como um monitor superior, e os diversos pontos de montagem facilitam a fixação de acessórios. É excelente tanto para filmagens criativas e não convencionais quanto para produções ao vivo”, observou.

Transição para produção ao vivo em IP
Desde que entrou no universo das transmissões ao vivo em 2020, a Media Storm expandiu sua atuação, do live commerce a grandes eventos e produções externas. Seu fluxo de trabalho evoluiu de HD para UHD a até 60p, passando a incorporar configurações multicâmera, gráficos em movimento, replays em câmera lenta, áudio multicanal e mixagem de som profissional.

Ao longo dessa evolução, a equipe integrou diversos switchers de produção ao vivo da Blackmagic Design, entre eles o ATEM Mini, ATEM Mini ISO, ATEM Television Studio 4K Pro e ATEM Constellation 8K, além do ATEM 2 M/E Advanced Panel 20, do ATEM Camera Control Panel, dos decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro e do roteador Videohub 40×40 12G. A empresa também passou a utilizar os dispositivos de captura e reprodução DeckLink 8K Pro, DeckLink Quad 2, UltraStudio 4K Mini e diversos conversores de entrada e saída de vídeo.

Na nova instalação de produção ao vivo da Media Storm, todo o estúdio foi projetado seguindo práticas tradicionais de engenharia broadcast, com estúdio, sala de controle e sala de equipamentos separados para reduzir interferências entre os ambientes. Combinada ao controle de acesso, essa estrutura aumentou significativamente a segurança e a confiabilidade das produções ao vivo. Durante a fase inicial da construção, a equipe também pré-instalou diversos pontos de conexão de áudio, vídeo e rede, com todo o cabeamento centralizado na sala de equipamentos. Isso permitiu um roteamento de sinais rápido e flexível, sem a necessidade de reinstalar grandes volumes de cabos a cada produção.

“Os switchers ATEM da Blackmagic oferecem um controle avançado das câmeras por meio de sinais SDI integrados, permitindo ajustar remotamente a íris, a cor e outros parâmetros”, explicou Pan. “A compatibilidade com VISCA via IP, incorporado à linha ATEM Constellation, nos permite controlar câmeras PTZ IP através da rede, sem a necessidade de cabos RS-232/422.”

A Media Storm também utiliza os conversores Blackmagic 2110 IP Mini BiDirect 12G SFP como gateways IP ST 2110. “Com o ST 2110, conseguimos transmitir sinais 4K UHD com baixa latência e alta qualidade usando nossa infraestrutura de rede existente”, disse Pan. “O suporte a NMOS permite integrar plataformas de gerenciamento NMOS de terceiros para controlar e rotear todos os dispositivos IP 2110, garantindo interoperabilidade total com outras fontes de áudio e vídeo ST 2110.”

“É bem comum utilizar os conversores IP 2110 para separar áudio SDI de 16 canais em fluxos ST 2110-30, permitindo que nossos engenheiros de som façam a mixagem multicanal diretamente em consoles compatíveis com Dante”, acrescentou. “É muito mais prático do que as soluções de separação de som tradicionais.”

Replay em câmera lenta e produção de destaques
A equipe de produção ao vivo também usou o DaVinci Resolve Studio, o DaVinci Resolve Replay Editor, os gravadores HyperDeck e a Blackmagic Cloud Dock 2 para replays em câmera lenta e edição imediata de destaques durante as transmissões ao vivo.

“Cada feed de câmera é gravado de forma independente na Cloud Dock 2 através dos HyperDecks”, explicou Pan. “Com isso, o operador de replay consegue conferir em instantes os clipes na página Corte do DaVinci Resolve, identificar os melhores momentos e inseri-los na linha de tempo. O recurso Replay é compatível com transições de vinhetas e saídas de preenchimento e chave simultâneas para uma integração simples na transmissão ao vivo. O Editor Keyboard agiliza ainda mais o controle, aumentando significativamente a eficiência.”

Colaboração no DaVinci Resolve aumenta a eficiência da pós
A pós-produção dos três principais canais da Media Storm — Media Storm, One in a Billion e STORMCREW — é realizada integralmente no DaVinci Resolve Studio.

“A eficiência do fluxo de trabalho colaborativo do DaVinci Resolve oferece é incomparável”, disse Pan. “Nos nossos três canais, produzimos mais de 15 episódios por mês. Editores, coloristas e engenheiros de som trabalham nos mesmos projetos simultaneamente. Assim que o editor conclui o rolo A, o colorista já pode iniciar a gradação de cores, e o mixador começa os ajustes de áudio, tudo enquanto a edição segue em paralelo. Isso nos permite entregar cada episódio em cerca de duas semanas, algo que seria impossível sem o DaVinci Resolve.”

“No nosso programa de variedades STORMCREW, muitas vezes trabalhamos com quase 100 ângulos de câmera”, continuou. “Três editores trabalham em trechos diferentes simultaneamente. Eles usam marcadores para sinalizar os momentos mais engraçados ou interessantes, visíveis para toda a equipe. Cada editor monta seu próprio segmento em linhas de tempo separadas e depois juntamos tudo para a revisão final. O DaVinci Neural Engine permite uma reprodução fluida de até nove trilhas 4K, algo essencial em edições dessa complexidade.”

“Muitas vezes participamos de eventos de lançamento de produtos em outros países”, disse Pan. “Nossos espectadores esperam conteúdo no mesmo dia, mas, por questões de logística e vistos, nem sempre conseguimos fazer a pós no local. Com a Blackmagic Cloud, enviamos as imagens gravadas em iPhones ou câmeras PYXIS diretamente do exterior, enquanto nossa equipe na China baixa os proxies e começa a editar na hora. A Cloud envia primeiro os proxies, antes dos arquivos originais, permitindo iniciar o trabalho em poucos minutos.”

“Por exemplo, no ano passado, durante um grande evento de tecnologia, a apresentação terminou por volta das 3h no horário de Pequim e, às 6h, já tínhamos publicado nosso primeiro hands-on. Antes, uma entrega tão rápida assim seria inimaginável. Não precisamos mais esperar por transferências de cartões e envio de drives. O ganho de eficiência é enorme”, concluiu Pan.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados