Tecnologia AI-Powered EyeQ oferece excelente qualidade de vídeo e despesas com largura de banda reduzida
A Harmonic revelou que a Medianet, provedora independente de TV paga e a cabo nas Maldivas, está usando o EyeQ content-aware encoding (CAE) para otimizar transmissão de vídeo e prestação de serviços de televisão. Impulsionado pelos mais recentes desenvolvimentos em IA, EyeQ CAE reduz significativamente os custos de CDN da Medianet, enquanto permite que a operadora ofereça experiências de vídeo consistentes e de alta qualidade para assinantes em todas as telas.
“Nas Maldivas, a largura de banda é cara. Precisávamos de uma solução que reduzisse imediata e efetivamente nossos custos de entrega de conteúdo ”, disse Ahmed Shafeeu, CEO da Medianet. “Com a tecnologia EyeQ da Harmonic, fomos capazes de economizar uma grande porcentagem de nosso uso de CDN, mantendo uma excelente qualidade de experiência para nossos visualizadores”, acrescentou.
O EyeQ CAE, da Harmonic, reduz o congestionamento de streaming cortando os requisitos de largura de banda em até 50 por cento em comparação com os métodos de codificação tradicionais, permitindo que a Medianet otimize a qualidade de vídeo em qualquer rede de distribuição. A tecnologia EyeQ é 100% compatível com os padrões de todos os formatos, codecs, esquemas de codificação e resoluções, preparando o fluxo de trabalho de entrega de vídeo da Medianet para o futuro. A Medianet é usuária de longa data da codificação Harmonic HEVC para distribuição por cabo e satélite.
“Um desafio comum para as operadoras é sacrificar a qualidade pela eficiência da largura de banda”, observou Tony Berthaud, vice-presidente de vendas e serviços de vídeo da APAC da Harmonic. “O uso da largura de banda e a qualidade não são mais uma troca. A tecnologia EyeQ cria perfis de taxa de bits variáveis para que a Medianet possa fornecer qualidade de vídeo constante, melhorando a qualidade da experiência dos visualizadores em todas as telas. Estamos ultrapassando os limites da inovação com a codificação com reconhecimento de conteúdo EyeQ, permitindo qualidade de vídeo incomparável e economia de custos”, concluiu.