Home Reportagens Mediapro fecha compra de canais Fox Sports na Argentina

Mediapro fecha compra de canais Fox Sports na Argentina

Mediapro controlará os canais de televisão por assinatura Fox Sports após a compra, por cerca de 28,5 milhões de euros, desses ativos da empresa Walt Disney

Por Ricardo Batalha

Após sua aprovação pela Comissão Nacional de Defesa da Concorrência (CNDC) do governo argentino, a Mediapro controlará os canais de televisão por assinatura Fox Sports após a compra por cerca de 28,5 milhões de euros desses ativos da empresa Walt Disney como parte do desinvestimento exigida após sua fusão com a empresa multinacional americana 21st Century Fox.

Os canais operam sob os nomes Fox Sports, Fox Sports 2 e Fox Sports 3, com mais de 8 milhões de assinantes e mais de 4 mil horas anuais de conteúdo original. Os canais transmitem mais de 2 mil competições esportivas e mais de 2 mil horas de programas esportivos ao vivo anualmente. Os canais têm contratos vigentes para transmitir competições ao vivo como a Copa Conmebol Libertadores, Liga dos Campeões da UEFA, Fórmula 1, ATP, Liga ACB (Liga Espanhola de Basquete), MLB (beisebol), NFL (futebol americano), World Series Seven ( rugby) e PBC (boxe internacional), WWE (wrestling) e UFC.

A CNDC afirmou em comunicado que “a desconcentração visa evitar a formação de uma posição dominante no mercado de sinais desportivos básicos”, comprometendo-se a realizar “um acompanhamento do cumprimento dos compromissos comportamentais estabelecidos na Disney na comercialização de sinais em Argentina”.

“Esses compromissos estabelecem requisitos sobre as condições de comercialização e empacotamento que minimizam os efeitos de portfólio que a operação poderia gerar mesmo após a conclusão do desinvestimento, e por um período de cinco anos”, acrescenta o comunicado.

24 anos na Argentina
A Mediapro está presente na Argentina há mais de 24 anos, com unidades de negócios dedicadas à prestação de serviços audiovisuais e inovação, desenvolvimento de novos formatos digitais e produção de conteúdo (The Mediapro Studio e Oficina Burman). Conta com uma equipe formada por mais de 620 profissionais, que prestam serviços em eventos de relevância internacional como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos e as competições da Conmebol, CONCACAF, Copa América e Copa do Mundo FIFA. Nos últimos cinco anos, o grupo audiovisual também produz e organiza a Video Game Professional League (LVP), a principal competição de e-Sports da América Latina, na qual times como River Plate e Boca Juniors se enfrentam.

Em relação à produção de conteúdo, The Mediapro Studio possui uma importante infraestrutura na Argentina. Entre os últimos projetos realizados, destaca-se a série “Iosi, a espiã arrependida”, produção da Oficina Burman (The Mediapro Studio), criada por Daniel Burman para Prime Video, lançada simultaneamente em 240 países e/ou territórios.

O Mediapro Studio é o produtor do último filme de Mariano Cohn e Gastón Duprat, Competição Oficial, apresentado no Festival Internacional de Cinema de Veneza e que chegará aos Estados Unidos no Festival de Cinema de Tribeca. O filme é estrelado por Penélope Cruz, Antonio Banderas e Oscar Martinez.

Tatxo Benet, sócio fundador do grupo Mediapro, reconhece que “com a aquisição dos canais Fox Sports, um dos principais canais esportivos da Argentina, a Mediapro consolida sua posição no país e em toda a América do Sul. Estamos convencidos de que os clientes da Fox Sports apreciarão o novo projeto de conteúdo esportivo que a Mediapro vai lançar com a ambição de se tornar uma referência no país. Vamos lutar pela liderança, como sempre fizemos ao redor do mundo em nossos mais de 25 anos de história.”

Foto: Laura Szenkierman

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados