Home Reportagens Mediapro Studio e Vice Studios: coprodução em série de ficção ambientada na Patagônia

Mediapro Studio e Vice Studios: coprodução em série de ficção ambientada na Patagônia

Por Ricardo Batalha

Criado por Martin Hodara, Tomás Coste e Enrique Videla, projeto envolve um thriller policial no qual a região desempenha um papel central no enredo

O Mediapro Studio da Argentina e do Chile e a VICE Studios chegaram a um acordo para coproduzir a série “El Acantilado” (O Penhasco), um thriller policial ambientado na Patagônia e que atualmente está em desenvolvimento para ser filmado no Chile. Criado por Martin Hodara (Neve Negra), Tomas Coste e Enrique Videla, o projeto ganhou o Prêmio de Desenvolvimento do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina – INCAA.

“El Acantilado é definido como um gênero ‘Patagonia noir'”, de acordo com o tom concebido por Hodara em Black Snow, no qual o cenário e a localização se tornam protagonistas adicionais. A série é inspirada no caso Aysén, uma história verdadeira que horrorizou as pessoas na região depois a morte de vários jovens na remota Patagônia Chilena entre 1997 e 2001. O enredo adota a estética de um filme noir e utiliza os recursos típicos de um thriller policial por meio de um estilo narrativo que usa bastante o tempo para criar uma inovação estrutural e um ar de suspense que envolve a história, devido aos eventos dramáticos narrados, bem como ao ambiente real em que ela se passa.

A história se passa em uma pequena cidade da Patagônia, onde os suicídios de vários adolescentes abalaram profundamente os moradores locais. Por trás dessas mortes, porém, existe um crime hediondo com consequências políticas e relações obscuras de poder, que se tornam evidentes quando as autoridades, em vez de prenderem os culpados, os protegem, deixando as famílias das vítimas buscando justiça para seus filhos. Logo eles se juntam a Juana e Miguel, as estrelas da série e cujos destinos trágicos convergem neste canto isolado do planeta e trazem uma nova perspectiva ao caso, tornando-os ideais para entrar neste labirinto investigativo.

Os personagens reclusos inspiram-se na Patagônia, não são chegados a convenções sociais e são frequentemente possuidores de destinos ameaçadores. Em alguns casos, eles cometeram crimes e, em vez de removê-los de uma vez, são “escondidos”, banidos para o esquecimento entre os povos isolados que habitam essa vasta região da Argentina e o Cone Sul do Chile.

“O Mediapro Studio tem muito orgulho de anunciar nosso mais recente projeto na Argentina e no Chile e de trabalhar em parceria com a VICE Studios, que contribuem com seu próprio estilo único de contar histórias, e cujas características de qualidade e produções de ponta são uma combinação perfeita”, disse Laura Fernández Espeso, diretora corporativa e de TV do THE Mediapro Studio.

“Estamos empolgados por tornar realidade a visão de mentes criativas, como Martín Hodara, em um projeto inovador, como o Patagonia Noir, em associação com um parceiro como THE MEDIAPRO STUDIO, que contribui, com sua riqueza de experiência, na produção de séries”, afirmou Andrés Reymondes, CEO da VICE US Hispanics & Latam.

Nacho Gil foi nomeado produtor executivo de El Acantilado, com os coprodutores executivos Maximiliano Sanguine e Jimena Hernandez. Os membros do elenco ainda não foram anunciados.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados