Home Reportagens Metallica: ‘M72 World Tour’ conta com a Wisycom para cobertura RF completa

Metallica: ‘M72 World Tour’ conta com a Wisycom para cobertura RF completa

Engenheiros de monitoramento de som ao vivo selecionaram os transmissores Dual Wideband Wisycom MTK982 para a turnê do Metallica

Por Ricardo Batalha

Antes de embarcar na estrada com o Metallica para a “M72 World Tour”, , que teve início em Amsterdã (HOL) no dia 27 de abril de 2023 em suporte ao 11º álbum de estúdio da banda americana, “72 Seasons”, os engenheiros de monitoramento de som ao vivo Mike “Mic” Bollella e Robert “Bob” Cowan buscaram expandir a cobertura RF da banda com uma solução de espectro completo que pudesse ser usada mundialmente.

Motivados pelo desejo de superar expectativas e ampliar sua expertise em produção de áudio, Bollella e Cowan estão constantemente em busca de soluções que proporcionem as melhores experiências ao vivo para artistas e fãs. Para alcançar isso na turnê M72, que é realizada em formato de palco circular, Bollella e Cowan trabalharam com o técnico de RF Stacey Handley para selecionar os transmissores Dual Wideband Wisycom MTK982.

“Precisávamos expandir o espectro RF que podíamos usar e também precisávamos de um sistema sólido de RF sobre fibra óptica”, explica Bollella, que descobriu a Wisycom através de colegas da indústria. “Chegamos à conclusão de que o equipamento Wisycom era realmente o próximo passo na tecnologia de monitoramento in-ear, o que tornou nossa decisão simples.”

A atualização para a Wisycom trouxe benefícios variados. “Em primeiro lugar, o salto no espectro que podemos usar, não apenas nos EUA, mas mundialmente, é incrível”, analisa Bollella. “É realmente benéfico não ter que alugar equipamentos adicionais para shows em mercados com RF problemático. Além disso, a tecnologia por trás dos combinadores Wisycom é poderosa e avançada. Permite que coloquemos os transmissores mais próximos quando necessário, sem se preocupar com certos artefatos de intermodulação.”

Bollella também elogia a tecnologia de RF sobre fibra óptica e a qualidade de som do sistema. “Não fazemos mixagem no palco para esses shows em formato de arena; na maioria das vezes, estamos a mais de 150 metros de distância, então precisamos de uma cobertura sólida onde quer que estejamos. A Wisycom foi o único fabricante com disposição para esse desafio, e teve sucesso em todos os aspectos. Além disso, o salto na qualidade do áudio é impressionante, com uma grande melhoria na fidelidade geral. Notamos isso tanto na profundidade quanto no campo estéreo expansivo.”

Com isso, Bollella afirma que o sistema impactou positivamente o fluxo de trabalho da equipe. “Uma das principais forças do sistema tem sido a facilidade de coordenação no dia a dia”, acrescenta. “Temos muito mais opções de espectro, o que nos permite trabalhar de forma mais eficiente. A qualidade de áudio aprimorada foi a cereja do bolo.”

Ao falar sobre a empresa como um todo, Bollella comenta: “A Wisycom tem sido nada menos que fantástica, respondendo a todas as nossas perguntas a qualquer hora do dia e da noite. Esperamos continuar aprendendo e crescendo com o sistema à medida que as performances ao vivo da banda progridem.”

Como um dos dois engenheiros de monitoramento na turnê da banda, Bollella faz a mixagem para o guitarrista Kirk Hammett e o baixista Robert Trujillo, além de gerenciar a parte técnica do sistema, enquanto Cowan faz a mixagem para o baterista Lars Ulrich e o guitarrista e vocalista James Hetfield há mais de 15 anos. Em conjunto com o sistema Wisycom, Bollella e Cowan mixam em duas mesas Avid S6L com motores E6L-192, além de 36 monitores Meyer Sound MJF210 e oito MJF212 no palco.

Site relacionado: http://www.wisycom.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados