Home Reportagens Ministro das Comunicações destaca benefícios da TV 3.0 em artigo para o Metrópoles

Ministro das Comunicações destaca benefícios da TV 3.0 em artigo para o Metrópoles

TV 3.0 é um novo padrão de transmissão que deve começar a ser implantado no Brasil a partir do próximo ano

Por Ricardo Batalha

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, publicou na última sexta-feira (4) um artigo no portal de notícias Metrópoles em que detalha os principais avanços e benefícios da TV 3.0, novo padrão de transmissão que deve começar a ser implantado no Brasil a partir do próximo ano. Segundo o ministro, a nova geração da televisão brasileira manterá o sinal aberto e gratuito, com adesão voluntária dos telespectadores, e promete transformar a experiência audiovisual no país.

Assim como ocorreu na transição da TV analógica para a digital, a migração para o novo sistema será gradual e responsável. A proposta, de acordo com o ministro, é garantir que ninguém seja prejudicado com a mudança tecnológica. A TV 3.0 deverá oferecer imagem em resolução 4K, com possibilidade de chegar a 8K com o apoio da internet, e melhorias significativas na qualidade do som, que será mais imersivo e personalizável.

O novo padrão também vai proporcionar mais interatividade. Os canais serão apresentados como aplicativos na tela e será possível navegar de forma mais intuitiva. A integração com a internet permitirá ao telespectador acessar conteúdos adicionais, como séries, filmes, documentários e transmissões ao vivo, diretamente da programação aberta. A expectativa é de que os temas e propagandas exibidos sejam personalizados de acordo com os hábitos de consumo de cada usuário.

Com a internet presente em cerca de 90% dos domicílios brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a TV 3.0 se apresenta como uma evolução que alia qualidade técnica e democratização do acesso à informação. O decreto que oficializa a nova tecnologia deve ser assinado ainda neste semestre e, após a finalização dos trabalhos técnicos, será encaminhado para aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Frederico de Siqueira Filho conclui o artigo afirmando que a televisão brasileira segue em constante evolução, pronta para oferecer mais informação, cultura, educação e entretenimento à população.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados