Home Reportagens MixOne Cinema utiliza ATEM 2 M/E Constellation HD em produções e transmissões ao vivo

MixOne Cinema utiliza ATEM 2 M/E Constellation HD em produções e transmissões ao vivo

MixOne Cinema implementou o ATEM 2 M/E Constellation HD porque a demanda pela inclusão de transmissões e produções ao vivo completas não para de aumentar

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que o switcher de produção ao vivo ATEM 2 M/E Constellation HD é utilizado em produções e transmissões ao vivo multicâmera de uma série de performances musicais e eventos ao vivo, como o festival de música VetsAid 2022, Pentatonix no Hollywood Bowl, turnê do livro “Live Wire” de Kelly Ripa, Adam Lambert no Hollywood Palladium, show do 40º aniversário do álbum Chronic Town da banda R.E.M. e muito mais.

A produtora de vídeo MixOne Cinema, liderada pelo diretor Kevin Garcia, resolveu implementar o ATEM 2 M/E Constellation HD porque a demanda pela inclusão de transmissões e produções ao vivo completas não para de aumentar.

“A principal vantagem do ATEM são as saídas mapeáveis e os ISOs das câmeras que posso atribuir a diferentes lugares, o que é prático na hora de mixar IMAG e captar transmissões de uma só vez em um só switcher”, ressaltou Garcia. “Caso algo dê errado, também uso a saída de webcam USB como backup nos computadores de transmissão em cada evento.

O mixer de áudio Fairlight integrado tem sido muito útil. Durante a apresentação do Lamb of God no Aftershock Festival, não tínhamos nenhum microfone na multidão. Acabei usando o áudio da câmera entre as músicas e aumentando ou diminuindo o efeito fading gradualmente na câmera no canto do palco, o que ajudou muito a trazer uma energia de performances ao vivo que não teríamos conseguido de outra forma.”

Segundo Garcia, seus projetos são incrivelmente dinâmicos, especialmente ao vivo, e a capacidade de controlar tudo sutilmente, mas rapidamente, foi de grande valia para o seu fluxo de trabalho.

“A filmagem do Pentatonix no Hollywood Bowl utilizou 12 câmeras, com a câmera mais longe a mais de 300 metros de distância”, explicou. “O ATEM 2 M/E nos ajudou a monitorar todas as 12 câmeras e a nos comunicarmos com clareza, já que também utilizamos o controle da câmera com o Blackmagic Camera Fiber Converter e o Studio Fiber Converter para sombreamentos. O grupo Pentatonix é único e tem cinco vocalistas, então sempre temos câmeras adicionais, e mostrar a imensidão do Hollywood Bowl era algo que realmente queríamos registrar.”

Além do ATEM 2 M/E Constellation HD, a MixOne Cinema adicionou recentemente um deck broadcast HyperDeck Studio 4K Pro ao seu arsenal, que também inclui várias câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e Blackmagic Pocket Cinema Camera, câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2, monitores/gravadores Video Assist, superfície de controle ATEM 1 M/E Advanced Panel 10 e muito mais.

“Poder usar cartões SSD ou SD com o HyperDeck Studio 4K Pro ajuda demais”, afirma Garcia. “Algumas das transmissões que fazemos apresentam atraso, talvez com uma ou duas horas de atraso em relação ao tempo real, então, poder gravar em H.264 é muito útil quando não temos tempo para codificar.”

“Muitas vezes, temos um evento seguido do outro e, ainda por cima, cada vez mais nos pedem para adicionar um componente de transmissão ao vivo”, acrescentou. “Para a apresentação do Evanescence no festival Louder Than Life, tivemos uma hora para configurar uma transmissão inteira para o evento especial do canal DWPresents na Twitch. No dia seguinte ao Pentatonix no Hollywood Bowl, atravessamos o país com meu rack ATEM 2 M/E, meu Advanced Panel e minhas câmeras para a turnê do livro de Kelly Ripa, transmitindo ao vivo perguntas e respostas em um teatro em Long Island com uma plateia ao vivo.”

A facilidade de todos os equipamentos da Blackmagic Design trabalharem juntos me ajuda a ter praticamente qualquer configuração, tudo em um período de tempo muito curto”, concluiu Garcia.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados