Home Especiais Mobius Labs destaca marcação de vídeo baseada em IA com ID visual para a NAB Show 2023

Mobius Labs destaca marcação de vídeo baseada em IA com ID visual para a NAB Show 2023

Tecnologia de IA avançada do Visual DNA traz a capacidade de reconhecer rótulos, rostos, expressões e gerar transcrições na velocidade da luz

Por Ricardo Batalha

A versão mais recente do Visual DNA, um desenvolvimento do Mobius Labs que permite a marcação de vídeo de metadados baseada em IA, estará em exibição na NAB Show 2023, que será realizada de 15 a 19 de abril no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA).

O Visual DNA chega ao NAB 2023 com o objetivo de que os visitantes do estande da Mobius Labs descubram como ele “reduz o custo de processamento” de processos como ingestão, marcação, pesquisa e arquivamento de vídeo. A solução é capaz de criar uma descrição “ultracompacta” de quadros de vídeo que é cerca de “1.500 vezes menor que o vídeo 4K correspondente”.

Depois que essas informações são atribuídas, o Visual DNA permite que os usuários voltem no tempo, reindexando uma hora de conteúdo em menos de 10 segundos. Isso permite, segundo a Mobius Labs, que as tags possam ser mantidas atualizadas com novos metadados por meio de uma IA treinada sob medida, sem a necessidade de novas entradas.

Paralelamente, o sistema pode gerar transcrições de áudio altamente precisas em mais de 30 idiomas e, opcionalmente, traduzi-los para o inglês sem ter que recorrer a módulos separados de processamento de linguagem natural. Esta é apenas uma das melhorias fornecidas pelo novo conjunto de ferramentas complementares de áudio que o Mobius Labs está trazendo para a NAB 2023.

Appu Shaji, CEO e cientista-chefe da Mobius Labs, define o Visual DNA como a tecnologia de IA “mais avançada” graças à sua capacidade de reconhecer rótulos, rostos, expressões “em grande detalhe” e gerar transcrições “na velocidade da luz”.

“Para colocar as coisas em perspectiva, a tecnologia Visual DNA pode analisar uma hora de conteúdo de vídeo e gerar novos metadados usando IA treinada sob medida ou módulos de IA mais recentes em menos de 10 segundos, exigindo apenas 30 MB de armazenamento”, conclui Shaji, que também valoriza a possibilidade de agregar “capacidades de IA com baixíssimos custos computacionais”.

Sites relacionados:
https://www.mobiuslabs.com/
https://nabshow.com/2023/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados