Home Reportagens Molok Studios lança primeiro estúdio de jogos Dolby Atmos da Itália com Genelec

Molok Studios lança primeiro estúdio de jogos Dolby Atmos da Itália com Genelec

Os monitores da Genelec têm sido um pilar na produção de áudio do Molok, começando pelo modelo ultracompacto 8010 de campo próximo

Por Ricardo Batalha

Situado em Milão, o Molok Studios inaugurou duas salas 7.1.4 com equipamentos da Genelec, tornando-se o primeiro estúdio de jogos Dolby Atmos da Itália.

Ao projetar suas novas instalações, o Molok observou a tendência dos jogos em direção a ambientes de áudio espacial e decidiu criar essas novas salas 7.1.4. Andrea De Cunto, CEO do Molok, afirma que “sabíamos que o Atmos seria lançado e estaria disponível no PS5 e em outras consoles, e pensamos: ‘ninguém está aproveitando isso, então vamos torná-lo realidade!'”

Diante da necessidade de uma solução de monitoramento sem falhas compatível com o Atmos, a Genelec surgiu como a escolha ideal. O engenheiro de áudio principal, Samuele Daccò, liderou o projeto, garantindo que o design do estúdio se adaptasse às especificações do Atmos para criar um sistema 7.1.4 nas duas salas de controle do Molok. “A Genelec foi nossa primeira opção ao projetar as salas, e só tivemos que escolher os modelos e pensar no que soaria melhor para nós e nossas necessidades”, explica.

Os monitores da Genelec têm sido um pilar na produção de áudio do Molok, começando pelo modelo ultracompacto 8010 de campo próximo. “Conheci os monitores da Genelec quando comecei a fazer engenharia em 2018 – e em muitos estúdios em que trabalhei, o 8010 estava sempre presente”, aponta Daccò. “Eles são muito populares na Itália, é difícil não vê-los!”

O complexo de estúdios recém-construído é composto por seis salas de gravação e duas salas de controle imersivas – Scorpion e Sub Zero –, que recebem nomes de personagens de Mortal Kombat e têm um design Atmos idêntico, mas com esquemas de cores invertidos.

Para suas novas salas de controle, o Molok recorreu à solução 7.1.4 Genelec Smart Active Monitoring. Tanto Scorpion quanto Sub Zero contam com três 8351 coaxiais de três vias nas posições L-C-R, com 8340 de duas vias distribuídos para os canais surround e de altura e um subwoofer 7380 para gerenciar as baixas frequências.

“Os espaços gêmeos do Molok têm cores assimétricas e desempenhos acústicos e tecnológicos idênticos”, afirma Cecilia Torracchi, engenheira acústica e civil e sócia do Studio Sound Service, que trabalhou em estreita colaboração com o Molok no design dos estúdios. “Ficamos felizes ao saber que a escolha inicial foi a Genelec porque conhecemos muito bem seus produtos. Já projetamos muitas salas Dolby Atmos com a Genelec e os resultados sempre foram excelentes.”

A transição para os sistemas 7.1.4 transformou a abordagem da produção de áudio, permitindo ao estúdio oferecer experiências imersivas que podem ser traduzidas com precisão por meio de vários sistemas de reprodução. “É ótimo trabalhar com Atmos, e ao integrar a Genelec, criamos um mundo completamente novo para nós”, acrescenta Daccò. “A experiência de jogo do usuário final pode ser semelhante à nossa sala de mixagem – com diferentes níveis de reprodução –, mas o nível imersivo da mixagem mudou tudo para nós.”

Com o PS5 e outras consoles adotando o Atmos e muitos títulos de jogos compatíveis com o formato, o Molok está bem preparado para atender aos novos padrões. “Tivemos um crescimento vertical brilhante nos últimos anos e só vemos isso aumentando, à medida que começamos a realmente utilizar o Dolby e ver toda sua capacidade”, afirma De Cunto. “Graças aos novos estúdios, parece que estamos no lugar certo, na hora certa.”

“Trabalhar com a equipe do Molok foi muito agradável, eles estão entre os clientes mais amigáveis e entusiastas que tivemos, e foi um prazer ver sua satisfação ao final do projeto”, reflete Torracchi. “Para este projeto, tentamos respeitar esses traços humanos: as salas têm geometria simples, mas muito caráter; seu estilo reflete o estado tecnológico da técnica. Quando descobrimos que os caras nomearam as novas salas com nomes de personagens de Mortal Kombat, ficamos empolgados, soava perfeito.”

Para o futuro, o Molok Studios pretende expandir o uso do Atmos além dos jogos, abrangendo música e entretenimento doméstico, mirando um mercado global. “Estamos tentando ampliar nosso alcance com nosso foco em Efeitos de Som e mixagem Atmos”, conclui De Cunto. “Nosso objetivo é explorar novas fronteiras e oferecer experiências de áudio imersivas além do universo dos jogos em escala global.”

Site relacionado: http://www.genelec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados