Home Reportagens Movicom fornece câmeras especiais para o Campeonato Europeu de 2022 em Munique

Movicom fornece câmeras especiais para o Campeonato Europeu de 2022 em Munique

A Movicom forneceu um sistema de câmeras a cabo Robycam 3D para cobrir todas as competições dentro do Estádio Olímpico

Por Ricardo Batalha

O Campeonato Europeu foi o maior evento esportivo realizado em Munique (ALE) desde as Olimpíadas de 1972, contando com nove esportes olímpicos ao longo de 11 dias do torneio. A Movicom ajudou na cobertura do torneio com uma variedade de câmeras especiais em várias provas, que foram amplamente utilizadas para cobertura ao vivo e replays. Ângulos de câmera exclusivos também foram fornecidos durante as cerca de 700 horas de cobertura televisiva transmitidas ao vivo em todo o mundo.

Os eventos ocorreram no Estádio Olímpico, e as competições de atletismo do Campeonato Europeu foram os principais destaques dos jogos de Munique 2022. A Movicom forneceu um sistema de câmeras a cabo Robycam 3D para cobrir todas as competições dentro do Estádio Olímpico, fornecendo imagens dinâmicas de todos os eventos, incluindo as corridas e revezamentos. Além da câmera a cabo Robycam, a Movicom forneceu uma polecam giro estabilizada com uma câmera SuperSloMo Dreamchip AtomOne SSM500 de alta velocidade para o salto em distância e outras competições. A filmagem em câmera lenta provou ser a favorita de produção para replays durante os jogos.

As câmeras Dreamchip Atom de alta velocidade, fornecidas pela Movicom, foram configuradas e operadas pela EMG nos eventos indoor de escalada e ciclismo. No meio do evento, essas mesmas câmeras foram movidas para os jogos de vôlei de praia, onde foram montadas na rede e usadas extensivamente para imagens de perto, uma maneira de maximizar o uso dos replays em câmera lenta que são possíveis nessas câmeras.

No Estádio Olímpico, onde foram realizados os eventos de ginástica, a Movicom instalou um sistema de câmeras a cabo Robycam Compact 3D diferente, projetado para locais do tamanho de arenas e locais onde a altura do telhado pode ser um problema. Com o ângulo de queda mais raso de qualquer câmera a cabo (5,4 graus), a Robycam Compact cobriu toda a ação no solo, mas permaneceu alta o suficiente para ficar fora das imagens das outras câmeras.

Um dos ângulos de câmera mais exclusivos do torneio veio de um Robyhead ‘L’, o maior cabeçote remoto da programação, que foi montado a 169m na torre Olympia acima do Estádio Olímpico e foi capaz de fornecer fotos de beleza incomparáveis da cidade, usando uma lente 86x fornecida pela ES Broadcast Hire.

“Ficamos muito honrados em fazer parte do Campeonato Europeu em Munique. Foi um ambiente tão criativo e um grupo internacional de pessoas que realmente fez a transmissão funcionar e elevou-a para outro nível”, disse Simone de Lella, diretora de vendas e operações da Movicom SRL.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados