Home Reportagens Nagoya Broadcasting Network adota Clear-Com FreeSpeak II no Estúdio A

Nagoya Broadcasting Network adota Clear-Com FreeSpeak II no Estúdio A

Novo sistema de intercom sem fio amplia confiabilidade e flexibilidade das produções da emissora japonesa Nagoya Broadcasting Network

Por Ricardo Batalha

A Nagoya Broadcasting Network (NBN, também conhecida como Me-Tele) implementou o sistema digital de intercom sem fio FreeSpeak II no Estúdio A de sua sede em Nagoya, em parceria com a integradora Matsuda Trading Co. Ltd. (MTC), parceira de longa data da Clear-Com. O estúdio, com 320 metros quadrados, é usado para produções de médio e grande porte, incluindo telejornais, programas de variedades e outros conteúdos gravados em estúdio.

A emissora já havia padronizado o uso da matriz digital Eclipse HX em 2019, com placas E-IPA e o aplicativo móvel Agent-IC, além de atualizar duas unidades móveis (OB vans) com o FreeSpeak II, solução bem avaliada pelas equipes de produção pela qualidade de áudio e ampla cobertura.

Com a introdução dos transceptores IP do FreeSpeak II compatíveis com as especificações DECT no Japão, em 2023, a NBN decidiu adotar a tecnologia também no Estúdio A. A atualização de firmware no cartão E-IPA e a distribuição das antenas via PoE permitiram ampliar a infraestrutura sem fio sem a necessidade de novas bases.

“O FreeSpeak II elevou a confiabilidade da comunicação ao vivo”, destacou Hideaki Inoue, do Departamento de Gestão de Operações da NBN. “A qualidade do áudio é excelente, a flexibilidade no posicionamento das antenas ampliou nossa área de cobertura e os recursos dos beltpacks, como controles de volume independentes, foram muito bem recebidos pelos usuários.”

A MTC foi responsável pelo suporte de projeto, integração de sistemas e testes de RF antes da instalação.

No futuro, a emissora planeja integrar o FreeSpeak II ao Agent-IC e às interfaces da Série LQ para aumentar o uso de conectividade IP e reduzir a dependência de linhas temporárias de cobre e sistemas legados em produções remotas.

Segundo Brian Chow, gerente regional de vendas da Clear-Com, “a NBN tem sido uma das primeiras a adotar fluxos de trabalho em IP, e sua confiança no FreeSpeak II mostra a capacidade do sistema de oferecer comunicações essenciais tanto em estúdios quanto em ambientes externos”.

Site relacionado: https://www.clearcom.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados