Home Reportagens NASA TV fortalece transmissões UHD com roteador AJA Kumo 1616-12G

NASA TV fortalece transmissões UHD com roteador AJA Kumo 1616-12G

Por Ricardo Batalha

Para gerenciar fontes e dar à equipe a flexibilidade de roteá-las para mais destinos, equipe da NASA recorreu ao roteador Kumo 1616-12G da AJA

A equipe audiovisual da NASA TV reforçou seu flypack de produção UHD com o roteador AJA Kumo 1616-12G. A espaçonave OSIRIS-REx foi lançada em 2016 para coletar uma amostra de Bennu, um asteroide próximo à Terra, para ajudar os cientistas a aprender sobre as origens da vida e a formação de planetas através da revisão da distribuição de minerais e materiais orgânicos.

Para transmitir a coleta de amostras de asteroides no outono de 2020, o grupo de especialistas em imagens da NASA atualizou seu flypack de produção UltraHD, um sistema de produção portátil de três câmeras que utiliza a tecnologia AJA Kumo 12G-SDI.

O flypack possui três câmeras Canon XF705 com o kit multiplexador de fibra da série VB da Multidyne, fornecendo vídeo 12G-SDI bidirecional, RS-422 para controle da câmera, áudio para intercomunicação, sinalização e uma extensão Ethernet gigabit. Embora o flypack tenha equipamentos de produção robustos, incluindo uma placa de áudio QSC Touch-Mix 16 capaz de lidar com os cenários de áudio mais complexos, o sistema foi desenvolvido com o objetivo de ser o mais leve possível.

Para roteamento, o flypack usava anteriormente um switcher de produção de oito entradas para compartilhar fontes com destinos. No entanto, a transmissão OSIRIS-REx exigia doze fontes de vídeo, por isso era essencial que a equipe atualizasse o flypack com um roteador para lidar com a produção.

O papel da AJA Kumo 12G-SDI na NASA TV
Para gerenciar todas as doze fontes e dar à equipe a flexibilidade de roteá-las para mais destinos do que era possível anteriormente, a equipe da NASA recorreu ao roteador Kumo 1616-12G da AJA. Escolhido por seu tamanho e capacidades, o Kumo 1616-12G possui 16 entradas e 16 saídas. Além disso, como o próprio nome sugere, é compatível com 12G-SDI para conteúdo UltraHD.

Para integrar o Kumo ao flypack, a equipe configurou oito saídas do Kumo para serem dedicadas às oito entradas do switcher de produção, dando à sua cobertura uma flexibilidade significativa. Da mesma forma, as oito saídas adicionais do KUMO também foram usadas regularmente durante todo o evento.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados