Dois núcleos ImPulse1, um RP1 e um painel de mixagem compacto Type R da Calrec estão equipando a unidade remota híbrida NEO da NEP UK, permitindo conectividade IP confiável e roteamento para até três partidas da English Football League (EFL) por semana.
Embora a NEP UK já realize produções remotas de futebol para a Sky desde 2020, o vice-diretor de som e tecnologia da empresa, Neville Hooper, afirma que a adoção das soluções da Calrec possibilitou não apenas reduzir o custo e o peso das unidades tradicionais, mas também minimizar o consumo de energia, já que a estrutura pode até operar com baterias como sistema de backup.
Definida por Hooper como uma mistura entre unidade móvel de produção e “reboque híbrido”, a NEO utiliza os núcleos ImPulse1 exclusivamente para roteamento e distribuição de áudio. Esses sistemas processam o áudio captado nos estádios, ajustam os níveis de ganho, encaminham os sinais para o RP1, gerenciam as saídas locais e enviam todo o material para o centro de produção da Sky em Osterley.
Um painel leve Type R é utilizado para criar uma mixagem de recuperação em caso de falha de circuito ou problema na Sky. Alimentado por POE, ele consome muito menos energia que uma mesa convencional. Combinado aos núcleos ImPulse1, contribui para manter o consumo no mínimo sem comprometer a capacidade de processamento.
A operação faz uso do sistema proprietário de controle de transmissão TFC, da NEP, que integra equipamentos IP de terceiros e roteia fluxos da rede. Os sinais Dante são processados como AES67 nos núcleos ImPulse1. A NEP entrega à Sky um fluxo MADI multicanal e também sinais MADI ao RP1 para as entradas locais. O controle é feito remotamente a partir de Osterley. Os fluxos IP recebidos são duplicados nos núcleos ImPulse1 e no RP1, garantindo redundância, enquanto o Type R envia apenas a mixagem de backup e os efeitos de áudio.
Segundo Hooper, a configuração atende plenamente às necessidades da empresa. O controle é realizado por meio das interfaces gráficas Assist, Control e Connect da Calrec. O Calrec Assist é a ferramenta principal de configuração dos núcleos ImPulse, do Type R e do RP1, o que agiliza o aprendizado por oferecer a mesma interface em diferentes dispositivos. Para ele, a escolha pela Calrec se justifica pela confiabilidade, familiaridade da operação, suporte técnico sólido, integração perfeita com o sistema TFC e custo competitivo.
Anthony Harrison, diretor regional de vendas da Calrec, destacou a importância da parceria de longa data com a NEP UK e afirmou que a chave do sucesso em ambientes modernos de transmissão está em encontrar métodos de produção mais sustentáveis sem perder desempenho de processamento nem confiabilidade. Para ele, a instalação realizada com a NEO é um exemplo de fluxo de trabalho híbrido que alia grande capacidade de processamento a um espaço compacto.
Site relacionado: https://calrec.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube