Home Reportagens Netflix aprova a câmera Panasonic Lumix S1H para suas produções

Netflix aprova a câmera Panasonic Lumix S1H para suas produções

Por Redação

Além da S1H, outras câmeras Panasonic aprovadas pela Netflix são a Varicam 35, LT e Pure, a EVA1 e a AK-UC4000.

A Netflix incorporou a nova câmera Panasonic Lumix S1H à lista de câmeras aprovadas para produção destinada à plataforma. Periodicamente, a Netflix publica essa lista, que determina quais os requisitos de resolução e captura que uma câmera com a qual produzirá deve atender a pelo menos 90% do total do conteúdo de ficção. Para conteúdo não fictício, esse limite pode ser mais flexível.

Além da S1H, outras câmeras Panasonic aprovadas pela Netflix são a Varicam 35, LT e Pure, a EVA1 e a AK-UC4000. O novo Lumix S1H é capaz de gravar vídeo em 6K/24p (proporção de aspecto 3: 2), 5,9k/30p (16: 9) e 4K 60p 10 bits/C4K. Seu recém-desenvolvido sensor de frame completo de 24,2 megapixels está equipado com Native Dual ISO, que permite alta sensibilidade com o mínimo de ruído. Combinado com a potência do novo processador, o Venus Engine oferece a mais alta qualidade com um impressionante nível ISO.

Oferece V-Log/V-Gamut com uma ampla faixa dinâmica de mais de 14 etapas, equivalente a câmeras de filme profissionais, para capturar com precisão desde áreas escuras até as mais brilhantes. Além disso, o V-Log/V-Gamut é compatível com a popular colorimetria conhecida como “Varicam Look”, muito popular entre os profissionais.

Também destaque para a capacidade ilimitada de tempo de gravação em todos os modos de gravação, graças às tecnologias exclusivas de dispersão de calor da Panasonic e seu ventilador integrado. O HDR (High Dynamic Range) em HLG (Hybrid Log Gamma), saída HDMI 4: 2: 2 10 bits e modos anamórficos 4: 3 também estão disponíveis, juntamente com uma variedade de ferramentas práticas para cinematografia, bem como luz indicadora de gravação, um monitor de forma de onda e a função V-Log View Assist.

O S1H incorpora um estabilizador de imagem (I.S.) que compensa efetivamente o tremor da mão. Combinando o estabilizador no corpo (5 eixos) e o estabilizador óptico de imagem de 2 eixos (O.I.S.) das ópticas da série Lumix S, o Dual I.S. 2 compensa praticamente qualquer tipo de desfoque, o que permite o uso de uma velocidade mais lenta do obturador, chegando a 6,5 passos no diafragma. Ele incorpora um monitor traseiro articulado, um visor eletrônico LVF e uma grande tela LCD, além de alta resolução e alta visibilidade. Seu design robusto oferece aos fotógrafos profissionais alta confiabilidade.

Uma das grandes vantagens da nova proposta é o uso de montagens L Mount (fruto da aliança entre Leica, Sigma e Panasonic), que permitirá que os usuários trabalhem com mais de 40 lentes intercambiáveis sem a necessidade de um adaptador.

Vídeo com qualidade de cinema
O S1H incorpora um sensor CMOS de frame inteiro de 24,2 megapixels de 35 mm (35,6 mm x 23,8 mm) captura uma resolução de 6.024 x 4.016 pixels, garantindo que as melhores texturas de qualquer cena sejam capturadas com precisão. Adota um OLPF (filtro passa-baixo) que suprime o efeito moiré, que, em combinação com o Venus Engine, permite obter uma imagem nítida com o mínimo de ruído, mesmo com ISO de 51200.

Um recurso importante e exclusivo do S1H é a sensibilidade ISO nativa dupla. Uma tecnologia que foi introduzida pela primeira vez na capitânia da Panasonic, a Varicam. Ao manter a mesma proporção sinal/ruído, o sensor pode produzir imagens incrivelmente nítidas em condições de pouca luz e sem degradar a imagem. Isso se traduz em uma câmera que pode mudar de uma sensibilidade padrão para alta com quase nenhum aumento de ruído.

A dupla sensibilidade ISO nativa oferece aos cineastas uma variedade maior de opções artísticas, além da capacidade de usar menos luz no conjunto de gravação, economizando tempo. A sensibilidade ISO nativa dupla do S1H é 640 e 4000, o que permite rolar em praticamente qualquer ambiente de iluminação. Normalmente, o ruído aumenta à medida que a sensibilidade aumenta com um único sensor de imagem ISO nativo. No entanto, com o novo sensor de imagem com ISO nativo duplo, ele minimiza a geração de ruído, escolhendo um circuito preciso e ideal de acordo com a sensibilidade antes de processar a foto. Como resultado, permite gravar com um ISO de alta sensibilidade, 51200. Essa tecnologia ISO nativa dupla permite alternar manualmente entre Baixo (ISO 640-5000) e Alto (ISO 4000-51200).

Além disso, oferece uma ampla faixa dinâmica de mais de 14 etapas, praticamente o mesmo que as câmeras de filme da Panasonic para reproduzir com precisão todos os detalhes, das áreas mais escuras às mais claras.

A capacidade de capturar cores precisas e inúmeros tons de pele é uma obrigação para qualquer cineasta. A renomada colorimetria da linha de câmeras de filme VariCam é importante. O novo S1H incorpora o V-Log / V-Gamut para oferecer uma alta faixa dinâmica e uma ampla gama de cores. O V-Log renderiza uma imagem muito plana enquanto mantém todas as informações de cores na imagem. Isso significa que, para o processo de pós-produção, há um nível mais alto de controle e possibilidades. O sensor CMOS do Lumix S1H alcança uma ampla gama de cores conhecida como V-Gamut, que é o espaço de cores ideal do S1H e alcança um espaço de cores maior que o BT.2020. O V-Log possui características de curva que se assemelham um pouco ao filme e o V-Gamut oferece um espaço de cores ainda maior que o filme.

A gravação de vídeo em HDR (High Dynamic Range) está disponível e é capaz de reproduzir as partes claras e escuras de uma imagem, fazendo com que pareça como é percebida pelo olho humano. A câmera registra este vídeo gama Hybrid Log com uma curva gama designada compatível com ITU-R BT.2100.

A nova câmera é capaz de gravar em 4: 2: 2 de 10 bits em 4K 60p / 50p com saída HDMI. Além disso, ele se adapta a uma ampla variedade de formatos de gravação, incluindo o modo Anamórfico 4: 3, para atender às necessidades dos profissionais.

O VFR (Taxa de frames variável) permite que os usuários gravem vídeo em C4K / 4K (60 qps, máximo 2,5 vezes mais lento em 24p) e FHD (180 qps, máximo 7,5x mais lento em 24p). A taxa mínima de frames para o movimento rápido de vídeo é de 2 qps. Além disso, o vídeo HFR (High Frame Rate) com som também pode ser gravado mesmo quando o foco automático é usado.

Também estão disponíveis ferramentas práticas, como o Waveform Monitor, que pode ser dimensionado e posicionado na tela, bem como o V-Log View Assist. As luzes indicadoras estão equipadas nas laterais frontal e traseira da câmera e uma indicação de moldura vermelha pode ser exibida na tela / visor, quando a câmera está rolando.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados