A Netflix e a Sennheiser anunciaram uma grande melhoria de áudio para todos os espectadores que acessam conteúdo de streaming (OTT) com equipamento estéreo padrão, graças à tecnologia Ambeo 2-Channel Spatial Audio. Esta proposta oferece uma experiência de áudio incrivelmente imersiva com alto-falantes estéreo padrão.
O renderizador Ambeo 2-Channel Spatial Audio converte mixagens originais imersivas em áudio de dois canais com uma experiência espacial muito além do estéreo. Durante o desenvolvimento, a Sennheiser trabalhou com a Netflix e outros parceiros do setor para refinar o sistema.
Pesquisas realizadas com espectadores mostraram que os clientes OTT tendem a acessar o conteúdo com equipamento estéreo padrão, seja em um telefone celular em movimento, ao assistir casualmente por meio de um tablet ou porque o espaço de audição em casa não está disponível para permitir uma configuração completa de som surround. Considerando que, no passado, esses espectadores não podiam se beneficiar da quantidade crescente de músicas e filmes produzidos em Dolby Atmos ou MPEG-H Audio, o recurso Ambeo 2-Channel Spatial Audio mudou isso. A quarta temporada da série Stranger Things, da Netflix, se beneficia da nova experiência de áudio.
Ambeo 2-Channel Spatial Audio é uma representação de dois canais de uma mixagem imersiva que substitui o estéreo. Fornece uma experiência de áudio aprimorada onde quer que o estéreo seja oferecido hoje, seja em televisores padrão, sistemas estéreo, fones de ouvido, tablets ou laptops.
Renato Pellegrini, da equipe Sennheiser Ambeo, destaca: “A Sennheiser acredita firmemente no futuro imersivo do áudio. Criadores de todo o mundo têm usado nossas ferramentas para criar trabalhos imersivos extraordinários, ultrapassando os limites da produção musical e cinematográfica. Com o Ambeo 2-Channel Spatial Audio, estamos agora dando o próximo passo: tornar essa nova realidade de áudio acessível a todos.”
Com base nas décadas de pesquisa e inovação da Sennheiser em som imersivo, o Abbeo 2-Channel Spatial Audio oferece imersão muito além do que os sistemas típicos de alto-falante de dois canais podem oferecer, mas sem afetar a mixagem ou o equilíbrio. Scott Kramer, diretor de tecnologia de som da Netflix, reconhece que “acreditamos que o Ambeo Spatial Audio oferece uma melhoria significativa para os assinantes da Netflix. Mixers que regravam muitas vezes me dizem que isso traduz melhor seu trabalho detalhado de mixagem imersiva para estéreo. Mais importante ainda, este processo preserva a mistura de som original e respeita a intenção criativa com um som notavelmente limpo.”
Respeitando a mixagem original
“O que diferencia a Sennheiser de outras soluções é que a renderização Ambeo respeita a mixagem original, o equilíbrio tonal e a integridade do ‘diálogo’, que é exatamente o que o mixer de regravação está procurando. O processamento está alinhado com a reputação da Sennheiser de oferecer ferramentas que são ‘transparentes’ e não interferem no som original. Conclusão: o Sennheiser 2-Channel Spatial Audio busca traduzir a intenção do mixer, não dominá-lo”, explica Pellegrini.
O software de renderização é executado nos pipelines de codificação baseados em nuvem do serviço de streaming e produz Ambeo 2-Channel Spatial Audio a partir de arquivos ADM ou IAB existentes, formatos abertos e padrão do setor.
Uma ferramenta de visualização permite que o mixer compare estéreo com Ambeo durante a pós-produção e ajuste as configurações de renderização por hastes/grupos. O renderizador oferece controle granular patenteado de espacialização, desde o efeito Ambeo completo até a mixagem estéreo padrão, enquanto canais específicos podem ser excluídos da modificação. Por exemplo, os diálogos podem ser 100% preservados ou levemente alterados para combinar com as cenas imersivas vizinhas.
O volume total também é preservado e pode-se manter uma mixagem de música para os canais esquerdo e direito enquanto se adiciona a renderização imersiva Ambeo a todos os outros canais. Naturalmente, todos os sinais são devidamente alinhados no tempo para corresponder ao conteúdo original.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube