Função de mídia do conversor up/down/cross projetada para aplicações de produção ao vivo na plataforma Virtuoso
A Nevion, uma empresa do Grupo Sony e fornecedora premiada de soluções de produção de mídia virtualizada, anunciou que adicionou recursos de conversão ascendente/descendente/cruzada (UDC) na plataforma de mídia definido por software, Virtuoso. O software de função de mídia fornece conversão de vídeo de baixa latência, IP nativo e alta qualidade para transmissão ao vivo e aplicativos de produção de mídia, incluindo produção remota e distribuída.
“Virtuoso é uma plataforma muito versátil e econômica que pode ser usada para uma variedade de aplicações de produção e distribuição ao vivo. O UDC é uma adição importante à funcionalidade de vídeo existente do Virtuoso, oferecendo recursos de processamento de alta densidade que serão muito atraentes em ambientes de produção”, afirmou Inge Hillestad, vice-presidente de gerenciamento de produtos Virtuoso, da Nevion.
A produção de mídia ao vivo moderna envolve fontes de vídeo, bem como destinos, em uma variedade de formatos que precisam ser tratados simultaneamente, por exemplo, 720p, 1080i, 1080p, UHD, SDR ou HDR. Isso cria a necessidade de conversão entre formatos em todo o fluxo de trabalho de produção. A versão inicial da nova função de mídia UDC do Virtuoso permite a conversão entre os diferentes formatos de vídeo que são normalmente necessários na produção, incluindo conversão cruzada de HD para HD, conversão ascendente de HD para UHD e conversão descendente de UHD para HD.
O processamento de vídeo inclui desentrelaçamento e entrelaçamento de alta qualidade e dimensionamento de resolução, com legalizador integrado e sincronizador de quadros com suporte a PTP. Esta funcionalidade é construída para conectividade IP nativa SMPTE ST 2110-20, com proteção de transporte de comutação sem impacto SMPTE ST 2022-7 em 25GigE duplo. Em linha com outras funções de mídia do Virtuoso, mais funcionalidades serão adicionadas ao longo do tempo por meio de atualizações de software.
Um único Virtuoso de 1 RU pode executar até 16 processos de conversão de vídeo simultaneamente ou combinar a conversão com outros recursos de função de mídia, como adaptação SDI/IP; Adaptação de áudio MADI e AES3; incorporação/desincorporação de áudio, processamento e mixagem ; ou codificação e decodificação de vídeo. Isso torna o Virtuoso extremamente adequado para ser usado em um farm de servidores, por exemplo, em um centro de comutação de linha de transmissão.
“Esse desenvolvimento aproveita a profunda experiência de nossa plataforma de transporte óptico e processamento de sinal Flashlink, que foi amplamente implantada em ambientes SDI nos últimos 20 anos. A adição do UDC ao Virtuoso também completa efetivamente a migração da funcionalidade Flashlink para IP, dando aos nossos clientes uma opção confiável para migrar para IP quando estiverem prontos”, concluiu Svein Håvard Haugen, vice-presidente de vendas de parceiros de negócios e gerente de produto da Flashlink, da Nevion.
Para obter mais informações sobre a nova funcionalidade do Virtuoso, clique AQUI.