Funções de mídia do Virtuoso foram significativamente aprimoradas e agora suportam Áudio digital AES3 e nova funcionalidade de mixer de áudio de baixa latência
A Nevion anunciou que as funções de mídia de áudio de seu nó de mídia definido por software, Virtuoso, foram significativamente aprimoradas e agora suportam Áudio digital AES3, bem como funções de mixagem de som de áudio de baixa latência para uso em instalações ao vivo, produção remota e distribuída.
O Virtuoso é um nó de mídia definido por software, pronto para virtualização e baseado em padrões que pode executar uma variedade de funções de transporte, processamento e monitoramento em tempo real na rede LAN/WAN IP convergente. Com sua funcionalidade facilmente modificada em campo por meio de software, o Nevion Virtuoso permite um tempo de produção mais rápido e maior custo-benefício.
Além de seus amplos recursos de vídeo, o Virtuoso também oferece funções avançadas de mídia de áudio. Isso inclui adaptação e roteamento entre áudio AES3, MADI e IP (SMPTE ST 2110, AES67), bem como funções de processamento de áudio, como incorporação/desincorporação, embaralhamento, ganho e controle de atraso.
Uma nova placa de áudio digital para o Virtuoso, projetada especificamente para otimizar o suporte para AES3, oferece painéis breakout com 16 portas BNC ou XLR e suporta conversão de taxa de amostragem de entrada, facilitando o uso em sistemas SMPTE ST 2110.
Os recursos do processador de áudio do Virtuoso também foram aprimorados com uma nova funcionalidade de mixer de áudio de baixa latência. Os processadores de áudio agora podem ser configurados no modo de mixer de matriz, suportando a soma de qualquer fonte de áudio de entrada. Os tamanhos das matrizes são altamente flexíveis e as configurações variam de 8×8 e 16×4 até 24×20, 16×32 e 64×8. O processamento de áudio é suportado no estágio de entrada do mixer, bem como nos pontos cruzados do mixer.
Embora os recursos de mixer do Virtuoso não substituam um mixer de estúdio ou de produção, eles fornecem funcionalidades úteis para um mixer de áudio mais simples e recursos de mix-minus em aplicativos de produção de rádio e televisão.
As funções de mídia de áudio do Virtuoso foram selecionadas e implantadas por diversas emissoras de televisão e rádio, para diversas aplicações. Por exemplo, eles estão sendo usados como parte de uma rede nacional baseada no SMPTE ST 2110 que conecta estúdios de transmissão regionais e locais de eventos e uma rede de produção e distribuição de rádio.
“O Nevion Virtuoso é muito conhecido por seus recursos de vídeo – tendo sido o primeiro nó de mídia do mundo a ser implantado em produção ao vivo com codificação JPEG XS, por exemplo”, disse Inge Hillestad, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Virtuoso na Nevion. “Estamos satisfeitos em ver que o Virtuoso também está sendo cada vez mais reconhecido pelas emissoras por fornecer recursos de áudio poderosos, versáteis e competitivos para uma variedade de aplicações. Essa combinação de vídeo, áudio e outras funcionalidades, que está sendo constantemente adicionada, é o que faz do Virtuoso um ótimo investimento para nossos clientes”, concluiu.