Home Reportagens Nevion trabalha com BT e Telenor para validar o desempenho de novas tecnologias 5G na produção de broadcast

Nevion trabalha com BT e Telenor para validar o desempenho de novas tecnologias 5G na produção de broadcast

Por Ricardo Batalha

Nevion envolvida na Stakeholder External Board (ESB), projeto 5G-VINNI financiado pela UE

A Nevion, fornecedora de soluções de produção de mídia virtualizado, anunciou que está envolvida na Stakeholder External Board (ESB) da 5G-VINNI, financiada pela UE, iniciativa liderada pelo provedor de serviços de telecomunicações norueguês Telenor. Trabalhando junto com o membro do projeto British Telecom (BT), o provedor de serviços de telecomunicações com sede no Reino Unido, está ajudando a avaliar o desempenho do 5G (a quinta geração de tecnologia de rede celular) para uso na produção de mídia ágil para transmissão.

A convite da BT, a Nevion ingressou no 5G-VINNI em setembro de 2019 como especialista externo e membro do conselho de stakeholders. Além da experiência na área de transporte de mídia, a Nevion também está contribuindo para o projeto com o fornecimento de seu software de orquestração e controle SDN VideoIPath e seu nó de mídia definido por software Virtuoso.

A iniciativa 5G-VINNI compreende 23 parceiros, incluindo grandes operadoras, universidades e fornecedores da indústria. O objetivo geral do projeto 5G-VINNI é acelerar a adoção do 5G na Europa, fornecendo uma instalação ponta a ponta (E2E) que valida o desempenho de novas tecnologias 5G operando testes de serviços avançados do setor vertical. O 5G-VINNI é executado em quatro locais principais localizados na Noruega, Reino Unido, Espanha e Grécia.

A Nevion tem trabalhado em estreita colaboração com a BT no Adastral Park Campus em Ipswich (ING), onde ambas as empresas têm uma presença significativa em P&D. As fases iniciais estão qualificando o desempenho inerente à tecnologia 5G, olhando tanto para o plano de dados (o transporte da mídia pela rede) quanto para o plano de controle (gerenciamento do fluxo de mídia). Assim que a qualificação for concluída, o projeto passará para os testes de prova de conceito.

“Há muito interesse de diversos setores em 5G, e a transmissão não é exceção. A tecnologia oferece o potencial para criar uma produção de mídia ao vivo mais ágil. Os requisitos para esse aplicativo são bastante excepcionais, porém, em termos de alto volume de dados, baixa latência e nenhuma tolerância a falhas de transmissão. Isso torna a produção de mídia ao vivo um grande teste para o desempenho do 5G, que é o objetivo do 5G-VINNI”, explicou Paul Muschamp, da BT.

Andy Rayner, tecnólogo-chefe da Nevion acrescentou: “Embora os recursos 5G já sejam fornecidos por alguns provedores de serviços em todo o mundo, muitos dos elementos-chave de tecnologia essenciais para a produção ágil de mídia móvel ainda precisam amadurecer. Nevion está muito satisfeito em ajudar o projeto 5G-VINNI a identificar as áreas que precisam ser desenvolvidas.”

Separadamente, a Nevion está liderando outro projeto 5G financiado pela UE, chamado 5G-VIRTUOSA, que está pesquisando arquiteturas de Rede Definida por Software Escalável para produção cooperativa de mídia ao vivo explorando recursos de produção virtualizados e aquisição sem fio 5G. O projeto 5G-VINNI recebeu financiamento do Programa Horizonte 2020 europeu para a investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração ao abrigo do acordo de subvenção n° 815279.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados