Atomos anuncia recurso para ampliar opções de gravação para a câmera Full Frame Cinema Line FX6 da Sony
A Atomos anunciou um recurso para ampliar as opções de gravação para a câmera Full Frame Cinema Line FX6 da Sony. Com a versão mais recente do firmware FX6 (V.2.00), agora é possível gravar Apple ProRes RAW via HDMI no Ninja V e Ninja V+ . Esta atualização marca a estreia mundial de um pacote de câmera única para usar as opções de gravação SDI e HDMI RAW.
A adição de saída RAW via HDMI no FX6 da Sony marca um ponto de virada na funcionalidade da câmera. Até este ponto, a convenção tem sido para câmeras compactas produzirem RAW apenas via SDI. Agora, você pode obter suporte ProRes RAW de 4.2K até 60fps sobre HDMI com o Ninja V/V+ quando combinado com o FX3 e FX6 da Sony. O módulo Ninja V+ Pro Kit/Ninja V+ e SDI com ativação SDI RAW estende ainda mais o suporte para 4K até 120fps.
Esse avanço destaca a flexibilidade da plataforma Ninja V e cria uma oportunidade para os cineastas misturarem e combinarem a gravação ProRes RAW entre diferentes configurações de câmera na Linha Cinema da Sony. Ninja V e Ninja V+ fornecem o ponto de entrada para o FX3 e FX6 da Sony para usar HDMI com resoluções de até 4,2K e até 60fps.
A capacidade de gravar ProRes RAW sobre HDMI com Ninja V/V+ no FX3 da Sony tem sido um recurso popular. Até a atualização, FX6 da Sony só conseguia gravar ProRes RAW quando combinado com Ninja V/V+ sobre SDI. Isso exigiu investimento no módulo de expansão AtomX SDI para Ninja V/V+. O lançamento deste novo recurso está preenchendo com sucesso a lacuna tecnológica e fornece um caminho para os cineastas aproveitarem ao máximo as câmeras da linha Cinema da Sony.
Na prática, qualquer pessoa gravando ProRes RAW sobre HDMI com Ninja V/V+ no FX3 da Sony, achará a experiência do ProRes RAW com Ninja V/V+ sobre HDMI no FX6 da Sony idêntica. A escolha de introduzir conexões SDI representa um passo muito menor do que no passado. Esta atualização HDMI RAW requer que a câmera FX6 da Sony seja atualizada para a versão de firmware v2.00 e firmware AtomOS v10.72 ou superior.
Se quiser optar pela conectividade SDI, precisará adicionar o módulo SDI ao Ninja V/V+. Para suporte RAW, incluindo conversão cruzada HDMI, a ativação da licença RAW suplementar pode ser concluída online usando o portal my.atomos.com.