Home Reportagens NiTRo utiliza tecnologia da AJA em suas produções de eSports

NiTRo utiliza tecnologia da AJA em suas produções de eSports

Com a ajuda da tecnologia da AJA, a produtora japonesa NTV Technical Resources (NiTRo) lançou estúdio M-CUBE

Por Ricardo Batalha

A V Technical Resources (NiTRo), uma produtora japonesa, combinou sua experiência em transmissões com suas habilidades em produção televisiva, pós-produção e CGI para lançar o estúdio M-CUBE, com a ajuda da tecnologia da AJA.

O rápido crescimento dos eSports pode ser atribuído a vários fatores, desde avanços tecnológicos que melhoraram a qualidade das experiências de jogo modernas até a proliferação de plataformas de streaming, que facilitaram o surgimento de influenciadores globais no mundo dos eSports com uma grande base de fãs.

Localizado nas instalações da NiTRo em Tóquio, o estúdio de produção virtual agora abriga produções sofisticadas de eSports para algumas das ligas de videogame mais importantes do Japão. Para atender às necessidades de codificação e roteamento em uma ampla gama de produções, a equipe da NiTRo integrou os gravadores/streamers H.264 AJA HELO Plus e os roteadores 3G-SDI AJA KUMO 6464 em seu pipeline M-CUBE.

Para lançar o M-CUBE, a NiTRo inicialmente usou uma antiga sala de edição online, que foi renovada e adaptada com equipamentos existentes. Desde a sua abertura, o estúdio tem sido usado para várias produções de ligas de eSports, bem como para transmissões de eventos internacionais de automobilismo, eventos em pequena escala e seminários corporativos online.

Com a intenção de melhorar suas instalações e aumentar o número de usuários que podem ser atendidos, a NiTRo começou a planejar uma atualização. Seu principal objetivo era estabelecer um ambiente otimizado para transmissão de eSports que fosse acessível até para o usuário mais inexperiente. Também foram considerados a estabilidade do sinal e a capacidade de exibir conteúdo de participantes remotos (incluindo gráficos na tela) em tempo real, bem como a transmissão para várias redes de distribuição de conteúdo (CDN).

Após a atualização, o estúdio M-CUBE agora possui uma sala de controle, uma sala de equipamentos, uma sala de redação, dois camarins e três cenários de produção (branco, azul escuro e um simples chroma verde); a configuração permite que um locutor e um comentarista estejam no estúdio enquanto os jogadores participam online. Se necessário, o departamento de CG da NiTRo também está disponível para as produções do M-CUBE.

No centro do fluxo de trabalho do M-CUBE está o software de streaming Telestream Wirecast Pro, usado em todo o estúdio da NiTRo. O codificador de reserva escolhido pela equipe é o AJA HELO Plus, que suporta entradas e saídas SDI e HDMI e pode gravar e enviar sinais simultaneamente de até 1080 60p para uma CDN. Isso permitiu à NiTRo transmitir simultaneamente para dois locais com configurações individuais para cada destino e forneceu um sistema à prova de falhas, pois a equipe o configurou para ligar imediatamente em caso de falha no sistema de produção.

Masaaki Iwahara, diretor técnico e engenheiro de vídeo da NiTRo, comentou que “ao adquirir o equipamento, nosso principal objetivo era atender aos requisitos de transmissão das ligas de eSports que a NiTRo organiza. Além disso, diferentes operadores usam o sistema para diferentes projetos, então precisávamos que fosse intuitivo de usar, o que tornou o HELO Plus a escolha perfeita. Ao construir o sistema, testamos cuidadosamente o equipamento e ficamos impressionados com sua estabilidade e confiabilidade”.

“O fato de o HELO Plus também nos permitir transmitir simultaneamente em duas velocidades de bits foi um fator determinante”, acrescentou Ryuichi Koyama, engenheiro de vídeo da NiTRo.

As produções de eSports da NiTRo geralmente incluem muitas entradas e saídas de áudio e vídeo que requerem a conexão de muitos cabos coaxiais. Gerenciar todos esses sinais pode ser cansativo, então o roteador KUMO 6464 da AJA provou ser indispensável para o M-CUBE; embalado em um corpo fino de 4RU com conectividade 3G-SDI, ele inclui 64 entradas e saídas, que o estúdio geralmente leva ao máximo. “Para transmissões de eSports, usamos todas as entradas e saídas disponíveis”, explica Iwahara. “Mas, para transmissões em pequena escala, usamos apenas o necessário. Com o KUMO, podemos dimensionar facilmente conforme necessário”.

O fluxo de trabalho do M-CUBE também inclui uma câmera Panasonic e duas Canon, dois painéis de controle KUMO CP2, um switcher e cinco sub-controladores SKAARHOJ para controle tátil. À medida que a NiTRo continua a expandir seus negócios nos próximos anos, planeja aumentar o uso do M-CUBE para a produção de eSports e eventos ao vivo em outras áreas de entretenimento e eventos corporativos, e, à medida que o fizer, seu equipamento AJA continuará a fornecer estabilidade de transmissão.

Site relacionado: https://www.aja.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados