Fergus Rotherham, colorista de Sydney, utilizou o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel na gradação de cores de “Heartbreak High: Onde Tudo Acontece”, uma nova versão da clássica série de drama australiana dos anos 90. “Heartbreak High”, série de drama australiana transmitida entre 1994 e 1999, é uma das produções adolescentes mais famosas do mundo. Transmitida para o mundo todo na Netflix, a nova versão mostra o dia a dia e as emoções de um novo grupo de alunos e seus familiares.
A atração foi dirigida por Grace Otto, Adam Murfet, Jessie Oldfield e Neil Sharma, com a produção e pós-produção concluídas na Austrália pelos diretores de fotografia Simon Ozolins e Drew English. O colorista Fergus Rotherham foi contratado para ajudar na criação do visual de “Heartbreak High: Onde Tudo Acontece”, e precisava encontrar uma nova imagem moderna que mantivesse o estilo da série original.
Rotherham é um experiente colorista freelance que trabalhou em vários projetos no mundo todo, incluindo comerciais, programas de TV e filmes desde que aprendeu a usar o DaVinci Resolve Studio em 2014. A pós-produção de “Heartbreak High: Onde Tudo Acontece” foi concluída pela Blue Post em Sydney.
“O DaVinci Resolve foi usado em ‘Heartbreak High: Onde Tudo Acontece’ antes mesmo de as câmeras começarem a rodar. Tudo começou com as primeiras conversas com Simon e Gracie, em que decidimos como criar um visual nostálgico com uma pegada moderna. Queríamos manter um pouco da granulação e da textura do original, ao mesmo tempo em que trazíamos novas cores para dar um ar contemporâneo divertido. A partir daí, Simon e eu dedicamos um tempo à pré-produção ao criar uma LUT para a série no Resolve”, explicou Rotherham.
Após a produção de cada episódio, Rotherham começava a trabalhar na gradação e a preparar o episódio para entrega em Dolby Vision 4K HDR. Ele contou com os vários recursos de gerenciamento do DaVinci Resolve Studio e com as eficiências de economia de tempo para se concentrar na arte da correção de cores.
“O Resolve é incrivelmente eficiente, e a capacidade de definir as regras de administração e de usar a mesma estrutura de nós em cada episódio poupou muito tempo”, afirmou. “Além disso, recursos como curvas, gerenciamento de fotogramas, organização de linhas de tempo e a capacidade de gravar de várias fontes simultaneamente são incrivelmente poderosos ao trabalhar nesse ritmo.
“Eu também utilizei muito os discos de colorização HDR durante toda a série para recuperar detalhes ou ajustar a curva de contraste. A tela dividida foi outra ferramenta que utilizamos várias vezes para comparar cenas e garantir que o visual de todos os episódios fosse igual. Além disso, nos deu um ótimo storyboard do visual que foi criado.”
Rotherham também fez uso do DaVinci Resolve Studio e do DaVinci Resolve Advanced Panel para manter a consistência de cada episódio enquanto trabalhava em um ritmo acelerado. “Como freelancer, utilizo mais o Resolve Micro Panel do que o Advanced. No entanto, para séries ou longas-metragens predominantemente em HDR e que precisam de aparo para as entregas, penso que os controles de aparo do Advanced Panel economizam muito tempo durante o processo”, explicou.
“Uma ferramenta que eu sempre usei na série para velocidade foi o nó compartilhado. Eu o usei em conjunto com o nó anexado para clipes selecionados, que mapeei para o meu teclado, o que nos permitiu testar novas ideias com eficiência ou ajustar uma cena em questão de segundos”, continuou. “Também usamos vários plug-ins OFX integrados ao Resolve para alcançar desorientação nas cenas ou aprimorar as configurações de iluminação para elevar uma batida narrativa, bem como a limpeza eventual com a correção substituta.”
“Heartbreak High: Onde Tudo Acontece” está disponível na Netflix.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube