Home Reportagens Novo Blackmagic Cloud Pod permite usar qualquer disco USB-C como armazenamento em rede

Novo Blackmagic Cloud Pod permite usar qualquer disco USB-C como armazenamento em rede

Converta qualquer disco USB-C em armazenamento em rede de alta velocidade, com Ethernet 10G, sincronização Dropbox e monitoramento HDMI

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou o Blackmagic Cloud Pod, que permite usar qualquer disco USB-C como armazenamento em rede. Com o Blackmagic Cloud Pod, os clientes podem criar seu próprio armazenamento em rede com discos flash USB-C que já possuem. Os recursos incluem Ethernet 10G de alta velocidade e sincronização Dropbox, assim os clientes podem armazenar arquivos em cache localmente e compartilhá-los com todos na rede. O Blackmagic Cloud Pod inclui até uma saída de monitoramento HDMI para visualização em tempo real do status do armazenamento em rede.

O Blackmagic Cloud Pod transformará o trabalho dos clientes. Ele é perfeito para cinema e televisão porque os clientes podem gravar em discos flash USB-C e depois utilizá-lo para disponibilizar o disco na rede para que vários editores e coloristas utilizem. Dependendo da marca de disco flash USB-C usada, é possível até manipular enormes arquivos de filme digital Blackmagic RAW 12K. Os discos flash USB-C são incríveis porque são econômicos, possuem tempo de busca zero e os clientes podem adquiri-los em qualquer loja de artigos de escritório.

O Blackmagic Cloud Pod tem um design extremamente estreito e pequeno porque não há qualquer armazenamento interno, e ainda é muito silencioso e portátil. Ele inclui duas portas USB-C para hospedar dois discos USB separados na rede ao mesmo tempo. Os clientes contam com uma performance extremamente elevada devido à porta de Ethernet 10G. Há ainda uma saída de monitoramento HDMI para que os clientes acompanhem uma visualização gráfica da operação do armazenamento em uma TV ou monitor.

Com uma conexão de Ethernet 10G de alta velocidade separada, o Blackmagic Cloud Pod é muito rápido. O processamento interno foi desenvolvido para saturar a porta de Ethernet 10G à sua velocidade teórica máxima, assim os clientes contam com desempenho total dos discos USB-C mais velozes disponíveis atualmente. Ao usar discos flash USB-C, o acesso é de latência muito baixa, então a capacidade de resposta é rápida, inclusive ao editar arquivos de filme digital RAW 12K maiores. Ele é tão rápido que a edição multicâmera é superfluida até com arquivos de filme digital enormes.

Agora, os clientes podem configurar um cache local dos seus arquivos Dropbox. Isso agiliza muito o trabalho, já que os arquivos estão disponíveis na hora, sem que seja preciso baixá-los da internet. Os clientes podem economizar espaço no seus computadores ao mover os arquivos Dropbox em cache para o Blackmagic Cloud Pod, compartilhando-os com todos na rede. Os clientes podem até sincronizar vários modelos Blackmagic Cloud Pod ou Cloud Store via Dropbox para que pessoas em localidades geográficas diferentes possam colaborar sem latência, já que todos terão uma cópia local dos arquivos.

O recurso mais impressionante é a saída de monitoramento HDMI. Basta conectar uma TV ou um monitor de computador para obter o status do Blackmagic Cloud Pod ao vivo. O mapa de armazenamento exibe uma representação gráfica do núcleo de memória e do acesso de gravação e leitura acontecendo em tempo real para os usuários conectados. Também há gráficos que exibem as transferências de dados nas conexões de Ethernet para os clientes. O indicador de espaço principal exibe a capacidade dos dois discos USB-C e quanto está sendo usado no momento. Há ainda indicações do status de cada conexão Dropbox.

O Blackmagic Cloud Pod possui uma porta de Ethernet 10G de alta velocidade que é encontrada apenas em computadores de estação de trabalho. Com a Ethernet 10G, os clientes contam com uma velocidade 10 vezes maior que a da Ethernet comum. Além disso, a maioria dos computadores pode ser atualizada para incluir Ethernet 10G. até quando conectado a um switch de Ethernet com dezenas de usuários acessando os arquivos ao mesmo tempo. A Ethernet também oferece baixíssima latência para tempos de acesso rápidos. Esse é um desempenho semelhante às SANs corporativas de alto custo, mas em um design econômico que os clientes podem instalar sozinhos.

Uma das maiores vantagens do Blackmagic Cloud Pod é que ele é um armazenamento privado do qual os clientes têm pleno controle. Não há assinatura. Não há taxas de licença mensais. Não há rastreamento do uso nem dos dados. Os clientes não precisam fazer login a uma página da web para manter as definições de armazenamento, porque o Blackmagic Cloud Pod utiliza um utilitário de software gratuito que roda em Mac ou Windows. Assim, eles podem gerir uma rede privada, completamente desconectada da internet. Isso é crucial para muitas normas de segurança onde redes de computadores não podem ser conectadas à internet externa.

Quando for necessário alterar configurações, os clientes podem usar o utilitário Blackmagic Cloud Pod disponível para Mac e Windows. De certa forma, ele se conecta como se fosse um disco rígido comum. É tão fácil configurá-lo que os clientes não precisarão de um técnico em TI para dar os primeiros passos. No entanto, caso desejem personalizar sua rede, o utilitário de software permite alterar as configurações de rede no Cloud Pod. O utilitário também permite adicionar pastas de sincronização Dropbox.

“Eu gosto muito desse produto porque ele torna todo o processo de colaboração no DaVinci Resolve muito mais fácil e incrivelmente acessível”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Ele é o produto perfeito para configurar armazenamento em rede em casa e deixar constantemente sincronizado ao Dropbox para que você possa trabalhar remotamente com a velocidade de mídias locais. Imagine ter o Blackmagic Cloud Pod em sincronização constante para que seus arquivos sejam sempre locais.”

Recursos do Blackmagic Cloud Pod
Design pod compacto para conexão de dois discos USB-C externos.
Aceleração de hardware para alto desempenho.
Sincronização com Dropbox.
Inclui saída de monitoramento HDMI com status do armazenamento ao vivo.
Inclui porta Ethernet 10G de alta velocidade.
Sem assinaturas, licenciamento ou rastreamento de dados do usuário.
Inclui utilitário de software para as plataformas Mac e Windows.

Disponibilidade e Preço
O Blackmagic Cloud Pod já está disponível por US$ 395, excluindo as taxas e os impostos locais, através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados