Home Reportagens Novo modo Link Density da série Digital 6000 melhora a qualidade em um espectro saturado

Novo modo Link Density da série Digital 6000 melhora a qualidade em um espectro saturado

Por Redação

Agora, os microfones sem fio da série Digital 6000 permitirão aumentar o número de canais em uma determinada janela de frequência, ao custo de uma ligeira redução na resposta de frequência de áudio e na faixa de RF.

O espectro de UHF usado pelos fornecedores de programas e eventos especiais, mais conhecido como PMSE (criação de programas e eventos especiais), é cada vez mais reduzido. Para ajudá-los, a Sennheiser lançou o modo Link Density em sua série Digital 6000 de microfones sem fio.

“Em quase todo o mundo, os produtores, os teatros, assim como os artistas e os técnicos de turnê perderam mais espectro UHF do que poderia ser compensado. Com o modo Link Density da série Digital 6000, oferecemos maior flexibilidade aos profissionais do setor de PMSE, enquanto continuamos a refinar nossa tecnologia para otimizar o espectro de frequências que as produções precisam com urgência”, afirma Tom Vollmers, diretor do PPM (Portfólio Profissional) da Sennheiser.

O novo modo Link Density (LD) aumenta significativamente o número de links sem fio que podem ser usados em um espectro de radiofrequência saturado. Enquanto o modo de transmissão de longo alcance, o modo padrão da série Digital 6000, opera com uma separação entre canais de 400 kHz para garantir o melhor áudio e desempenho de RF, o modo LD reduz a separação pela metade, ou seja, 200 kHz.

Isso significa que até 40 links podem ser acomodados na Europa em um canal de largura de banda de 8 MHz e até 30 links em um canal de TV de 6 MHz nos Estados Unidos, um pouco mais estreito.

Opções para técnicos
O modo LD usa o novo codec SePAC (Sennheiser Performance Audio Codec) projetado pelos desenvolvedores da Sennheiser para estabelecer um novo equilíbrio entre o número de canais, por um lado, e a freqüência de rádio e o desempenho do áudio, por outro.

“O modo LD oferece aos produtores a possibilidade de escolher algo que eles não tinham antes”, acrescenta Vollmers. “Agora você pode aumentar o número de canais aceitando uma ligeira diminuição na resposta de frequência de áudio e na faixa de RF. Pode ser uma excelente solução se você tiver um espectro muito limitado”.

O novo modo LD agora está disponível através da atualização de firmware que pode ser baixada gratuitamente neste site. Pode ser usado com qualquer um dos sistemas Digital 6000 atualmente disponíveis no mercado, com exceção do receptor da câmera EK 6042, que não é compatível com o modo LD.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados