A DAD, da NTP Technology, anunciou o sucesso de sua participação na NAB Show em Las Vegas, onde a empresa focou nas opções de expansão que estão em desenvolvimento para seus sistemas modulares de interface de sinal de áudio e roteamento Thunder | Core e Penta. “As linhas de produtos Thunder | Core e Penta combinam a qualidade sonora transparente, a versatilidade operacional e a construção robusta pelas quais a DAD by NTP é reconhecida mundialmente, além de oferecerem eficiência de espaço e uma capacidade de expansão futura”, afirmou Mikael Vest, COO da NTP Technology. “Duas novas opções em breve irão ampliar ainda mais a vasta gama de cartões de expansão plugáveis disponíveis para essas linhas”, completou.
O módulo AVB Milan desbloqueia todo o potencial da solução Control | Pack, recentemente introduzida pela empresa, que oferece ferramentas versáteis para engenheiros de som ao vivo, atuando em áreas como produção de áudio front-of-house, mixagem de monitores e reprodução. Baseado no padrão Time Sensitive Networking (TSN), desenvolvido pelo IEEE, o Milan é um protocolo de rede de áudio de código aberto projetado para oferecer uma entrega de alta qualidade por meio de tráfego de rede priorizado. O desenvolvimento do protocolo é supervisionado pela Avnu Alliance, fundada em 2009.
Além disso, o módulo ST 2110-30 está sendo desenvolvido para simplificar a integração do roteamento de áudio baseado em rede em estúdios de transmissão, caminhões de produção móvel e suítes de pós-produção. Ele visa superar as lacunas entre os crescentes formatos de distribuição de áudio digital. O SMPTE ST 2110-30 define como transportar áudio PCM linear, incluindo streams de áudio compatíveis com AES67, garantindo máxima compatibilidade.
“Também ficamos felizes em ser acolhidos durante a NAB 2025 pela comunidade RAVENNA AoIP, que foi criada pela Lawo, pioneira na tecnologia em 2010. Inerentemente compatível com AES67 e SMPTE ST 2110, o RAVENNA é ideal para distribuição de sinais de qualidade de broadcast em locais, eventos ao vivo, suporte a vans OB, WAN entre estúdios e rede entre instalações de produção”, acrescentou Vest.
Os módulos de expansão AVB Milan e ST 2110-30 Audio over IP irão complementar os cartões de interface DAD atualmente disponíveis, que já incluem: interface Dante/AES67 de 128 canais, interface AES3 com conversor de taxa de amostragem in/out, módulo de entrada analógica, módulo de saída analógica, módulo Dante/AES67, embutidor/de-embutidor SDI Dual 3G, módulo MADI e DADLink Dual e interface MADI Dual com conversor de taxa de amostragem in/out.
As unidades DAD AX64 e Penta 720 podem suportar até oito cartões de expansão em seus chassis de 2U. O DAD AX Center é uma interface e roteador de áudio de 1U que acomoda até dois cartões. O Penta 721 de 1U tem espaço para um único cartão. O Core 256 de 1U e largura de meio rack não aceita cartões de expansão, mas pode facilmente ser parte de uma configuração maior que abrange várias unidades DAD com uma variedade de cartões de expansão instalados, pois todas as unidades DAD são controladas pelo software DADman.
Com 2U, o DAD AX64 é uma interface de áudio modular multi-formato com oito slots para cartões de I/O de áudio da família AX32 e Penta. Seu conjunto de recursos inclui uma ampla paleta de conectividade digital, processamento DAD SPQ integrado, compatibilidade com controle Ethernet de alta velocidade Eucon, motor interno de somação e drivers para macOS e Windows. Dispositivos Dante, como conversores A/D-D/A adicionais, pré-amplificadores de microfone, amplificadores de fone de ouvido, mixers e alto-falantes podem ser adicionados.
Projetado para uso em estúdios de produção, veículos de transmissão externa e locais de eventos públicos, o Penta 720 ocupa 2U e pode operar como um roteador autônomo ou ser integrado como parte de um roteador de áudio maior. Ele fornece I/Os de áudio embutidos via vídeo SDI, além de conversão de analógico para digital e digital para analógico. O Penta 720 inclui um multiplexador 1024 x 1024 e é capaz de rotear todos os I/Os por meio de até três conexões MADI I/O ou áudio IP. As características padrão de conectividade incluem oito canais de I/O AES3, MADI, dois I/Os Ethernet de áudio IP e uma interface Avid Pro Tools.
Site relacionado: https://digitalaudio.dk/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube