Home Reportagens NTT capacita experiência virtual no Tour de France

NTT capacita experiência virtual no Tour de France

Por Ricardo Batalha

Devido ao impacto do COVID-19, 70 funcionários da NTT irão operar remotamente, de cinco continentes, para dar suporte à operação no Tour de France

Por meio de tecnologia inovadora, a NTT irá dar suporte para ao Tour de France 2020, permitindo que a corrida possa ser assistida de uma maneira única. Devido ao impacto do COVID-19, 70 funcionários da NTT irão operar remotamente de cinco continentes para apoiar a corrida de três semanas, que será realizada de 29 de agosto a 20 de setembro.

A NTT desenvolveu uma técnica de Zona Virtual, que reúne diferentes tecnologias para oferecer seus serviços do Tour de France remotamente pela primeira vez. Isso manterá a equipe segura, apoiando o desenvolvimento da corrida e proporcionando uma experiência aprimorada aos fãs.

Para criar um ‘estádio global’ digital para entusiastas do ciclismo, que não podem estar na estrada este ano, a NTT e o organizador do Tour Amaury Sport Organization (ASO) fizeram uso de seus recursos avançados de análise de dados em tempo real. Dados e análises ao vivo serão apresentados em vários canais, incluindo um novo aplicativo de dados de realidade aumentada (AR).

Além de filmagens de corrida ao vivo, o aplicativo fornecerá a usuários selecionados uma maneira única de visualizar e interagir com dados de corrida ao vivo e incríveis paisagens do Tour de France. Pela primeira vez, isso permitirá que os fãs apreciem a escala do evento em 3D de casa. Com uma visão do céu inédita, eles verão os pilotos entre montanhas, vales, rios e lagos, e terão acesso a dados interativos ao vivo sobre a corrida, sentindo como se estivessem assistindo a corrida de um helicóptero.

Por outro lado, a NTT e a ASO fornecerão novos dados e visualizações como parte da transmissão de televisão ao vivo. Isso fornecerá uma nova maneira de ver e compreender a carreira e o desempenho de cada equipe.

O canal social @letourdata permitirá que os fãs se mantenham atualizados com o que está acontecendo com a corrida, mesmo que estejam em movimento. Além disso, fornecerá uma visão mais profunda do desempenho dos ciclistas, das estratégias de sua equipe e das previsões do #NTTPredictor.

Além disso, com o Tour de France Fantasy, a “gamificação” da corrida aprimorará a experiência dos fãs, com previsões de aprendizado de máquina fornecidas pelo #NTTPredictor em cada estágio. Os fãs podem mergulhar na experiência do Tour de France e competir. A plataforma de rastreamento ao vivo do Tour de France também foi completamente redesenhada para 2020, para melhorar a experiência do usuário e aproveitar os serviços de plataforma em nuvem de ponta. O Race Center 2.0 oferece uma experiência de segunda tela, exibindo dados importantes da corrida, telemetria do piloto ao vivo e outros insights, incluindo previsões e comentários da corrida.

Os serviços gerenciados da NTT protegerão o sucesso operacional da corrida. Os serviços de colaboração gerenciada permitirão que a equipe de suporte de tecnologia global se comunique, e uma abordagem “segura por design” permitirá o gerenciamento de ameaças em tempo real, garantindo a segurança.

Ruth Rowan, Diretora de Marketing da NTT, enfatiza que “esta não é apenas uma estreia no Tour de France, mas no esporte”. Ela contou que “tudo o que faríamos fisicamente antes foi movido para um ambiente remoto.”

Rowan afirmou que o esporte tem o poder de inspirar. “Queremos que o público aproveite a corrida este ano, mesmo que não possa estar na estrada. Nosso trabalho com a ASO mostrou, quando trabalhamos juntos, que podemos encontrar soluções para fazer grandes coisas. A inovação significa que os fãs verão a corrida de uma maneira diferente, ficarão mais perto da ação e mais pessoas do que nunca poderão se divertir com segurança.”

A NTT também lançou o Tour de France Hackfest, uma competição em que qualquer pessoa da empresa pode sugerir futuras inovações para a corrida, com o objetivo de criar o maior estádio conectado do mundo. A iniciativa estimula os colaboradores a pensar de forma diferente e reflete a cultura de inovação da empresa.

Rowan acrescenta que “a abordagem que estamos adotando no Tour de France deste ano revolucionará a forma como os eventos esportivos serão transmitidos no futuro. Estamos usando a tecnologia para levar a experiência para o próximo nível. Os novos desafios que enfrentamos na preparação para a corrida deste ano estão inspirando nossa equipe a desenvolver outras grandes ideias para atrair uma nova geração de fãs com experiência digital.”

Yann Le Moenner, CEO da ASO comentou que “nos últimos cinco anos, construímos o Tour de France com a NTT e, este ano, continuamos nossa jornada de transformação digital em circunstâncias únicas.”

Para Le Moenner, as pessoas viram os benefícios do esporte, mesmo durante a pandemia. “Muitas pessoas se exercitaram durante o confinamento e agora ainda mais pessoas andam de bicicleta para viajar. Podemos usar a tecnologia para garantir que a experiência seja mais rica do que nunca. Essas mudanças são boas para o mundo. Por exemplo, se pudermos usar o Tour de France como uma plataforma para acelerar o ciclismo nas cidades, podemos melhorar a saúde das pessoas e reduzir nosso impacto no meio ambiente.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados