Home Reportagens NUGEN Audio destaca o DialogCheck na IBC 2025

NUGEN Audio destaca o DialogCheck na IBC 2025

Novo plug-in DialogCheck mede clareza de diálogos em produções de áudio e vídeo

Por Ricardo Batalha

A NUGEN Audio vai apresentar na IBC 2025 (Pod P13) seu mais recente plug-in de inteligibilidade de fala, o DialogCheck. Trata-se de um medidor de clareza de diálogos compatível com formatos mono, estéreo e multicanal, que fornece uma avaliação objetiva da inteligibilidade da fala em trechos específicos ou em todo um projeto de áudio. A solução é indicada para produções de televisão, rádio, cinema, podcasts e games, além de ambientes de pós-produção, respondendo a uma necessidade cada vez mais crítica para profissionais de áudio.

Segundo Paul Tapper, CEO da NUGEN Audio, a má clareza de diálogos é uma das principais fontes de reclamação do público de televisão, mas engenheiros de som costumam trabalhar em estúdios acusticamente preparados, o que pode dificultar a percepção real da compreensão pelo público. O DialogCheck oferece uma medição objetiva, reforçando o trabalho criativo e técnico de engenheiros de som em diferentes níveis de experiência.

A compreensão de um diálogo pode ser afetada por fatores como idioma, sotaque, dicção, reverberação, efeitos, volume de fala, ruído de fundo, capacidade auditiva do ouvinte, ambiente de escuta, posicionamento de caixas acústicas e até elementos visuais. Embora nem todos esses fatores estejam sob controle dos engenheiros, o DialogCheck ajuda a identificar trechos de difícil compreensão e orienta ajustes antes da entrega final.

O software reúne mais de uma dezena de ferramentas para apoiar o processo de edição de diálogos, incluindo medidor em tempo real, gráfico histórico, visualização de distribuição e valores estatísticos numéricos que oferecem uma visão completa da inteligibilidade. Funções como sincronização com a reprodução no DAW e o recurso Macro View, que destaca trechos específicos no panorama histórico, permitem correções rápidas e precisas.

Além do uso em pós-produção, o DialogCheck também pode ser aplicado em pré-produção, auxiliando na avaliação de diferentes microfonações, estilos de performance e configurações de ambiente para garantir que o áudio bruto esteja próximo do nível ideal de clareza.

A tecnologia se apoia no Listening Effort Meter (LE-Meter), desenvolvido pelo Fraunhofer IDMT. O recurso permite visualizar o esforço de escuta durante a mixagem e em checagens posteriores, utilizando reconhecimento automático de fala e modelagem psicoacústica para avaliar a inteligibilidade dos diálogos.

De acordo com Jan Rennies-Hochmuth, líder do grupo de Sistemas de Audição Pessoal do Fraunhofer IDMT, o LE-Meter passou por testes formais de validação, oferecendo aos produtores uma ferramenta precisa para analisar e aprimorar conteúdos de áudio. Isso possibilita, por exemplo, identificar trechos problemáticos de forma automática para melhorar a compreensão e a acessibilidade.

Assim como outros softwares da NUGEN Audio, o DialogCheck traz presets de fábrica e permite criar predefinições personalizadas que podem ser salvas e selecionadas diretamente na barra de presets.

A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://nugenaudio.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados