Home Reportagens Nvidia aposta na transformação da criação de conteúdo, broadcast e streaming com o Media2

Nvidia aposta na transformação da criação de conteúdo, broadcast e streaming com o Media2

Apresentada durante o CES 2025, a plataforma Media2, que utiliza inteligência artificial, tem como objetivo transformar a produção audiovisual

Por Ricardo Batalha

Baseada em tecnologias como microserviços Nvidia NIM, AI Blueprints e aplicativos de IA de startups, a plataforma Media2 utiliza inteligência artificial para promover a criação de conteúdos mais inteligentes, personalizados e impactantes, ajustados às preferências de cada espectador.

Apresentada durante o CES 2025, a Media2 tem como objetivo transformar a produção audiovisual, facilitando tanto a criação de conteúdo quanto a interação do público com esses materiais. Para isso, a Nvidia firmou parcerias estratégicas para desenvolver serviços específicos ao longo de toda a cadeia de produção. Um exemplo é a plataforma Nvidia Holoscan for Media, que permite que emissoras, plataformas de streaming e produtoras especializadas em esportes ao vivo operem canais de vídeo ao vivo na mesma infraestrutura utilizada para IA.

A arquitetura Nvidia Blackwell é a base para impulsionar essa nova era de criação de conteúdos hiperpersonalizados. Projetada para gerenciar fluxos de trabalho de IA generativa em grande escala, ela oferece até 25 vezes mais eficiência energética que a geração anterior Nvidia Hopper. A solução integra seis tipos de chips: GPUs, CPUs, DPUs, switches NVLink da Nvidia, switches InfiniBand e switches Ethernet.

O Blackwell se apoia na plataforma Nvidia AI Enterprise, que reúne microserviços NIM, frameworks de IA, bibliotecas e ferramentas, permitindo sua implementação em nuvens, data centers e estações de trabalho. Entre suas inovações estão o microserviço Mistral-NeMo-12B-Instruct NIM, que processa informações em vários idiomas; o Nvidia Omniverse Blueprint, que facilita a criação de conteúdos 3D precisos com IA; e os serviços NIM para análise e resumo de vídeos, integrando modelos visuais e linguísticos para criar aplicativos avançados de pesquisa e organização de conteúdos audiovisuais.

Nova série GeForce RTX 50
Além da Media2, a Nvidia revelou a nova linha de GPUs GeForce RTX 50, voltada para criadores e desenvolvedores. Baseadas na arquitetura Blackwell, essas GPUs trazem avanços em renderização com IA, incluindo tecnologias como sombreadores neuronais, geometria avançada e iluminação aprimorada.

A GeForce RTX 5090, a GPU mais potente até agora, possui 92 bilhões de transistores e capacidade de mais de 3.352 trilhões de operações de IA por segundo (TOPS). Ela apresenta o DLSS 4, que utiliza IA para gerar três quadros para cada quadro renderizado, duplicando o desempenho em comparação com a RTX 4090. Outras inovações incluem o RTX Neural Faces, que renderiza rostos digitais em tempo real, e a compatibilidade com microserviços NIM para criação de assistentes virtuais.

A GeForce RTX 5090 e a RTX 5080 estarão disponíveis a partir de 30 de janeiro. Já a RTX 5070 Ti e a RTX 5070 chegarão ao mercado em fevereiro. Os modelos para laptops, incluindo RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 Ti, serão lançados em março, enquanto a RTX 5070 para notebooks estará disponível em abril. Marcas como Acer, ASUS, Dell, Lenovo, MSI e Razer já confirmaram a inclusão desses modelos em suas linhas.

Site relacionado: https://www.nvidia.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados