Home Reportagens Obvious C transmite Copa do Mundo de Esqui com produtos Blackmagic Design

Obvious C transmite Copa do Mundo de Esqui com produtos Blackmagic Design

Produção esportiva cinematográfica em meio a baixas temperaturas captada com câmeras Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a especialista em transmissões esportivas televisivas Obvious C transmitiu a FIS Freeski Slopestyle World Cup – Le Stepup Stoneham 2025 usando uma unidade de produção móvel equipada com câmeras, switchers e outros produtos da Blackmagic Design. Apesar das temperaturas negativas, neve e vento, a produtora de vídeos de Montreal realizou uma transmissão televisiva e um streaming ao vivo impecáveis para mais de 21 países.

“O evento Stoneham Slopestyle foi uma competição da FIS (Federação Internacional de Esqui e Snowboard), e nós éramos a emissora anfitriã”, disse Alexandre Casabon, fundador e produtor de tecnologia da Obvious C. “Fomos responsáveis por vários aspectos importantes da produção, como gerenciar a cobertura das câmeras em todo o local, produzir a transmissão televisiva final com todos os elementos necessários, contratar um apresentador e um especialista esportivo para o stream ao vivo das eliminatórias, coordenar com o diretor da FIS, o operador de largada e a equipe de gráficos, entre outros. Além disso, tivemos que criar um feed personalizado separado para os juízes, então não queríamos afetar a criatividade do programa principal.”

“Como era um evento externo durante o inverno, não dispúnhamos de cabeamento prévio, enfrentamos condições meteorológicas imprevisíveis e tivemos que lidar com configurações de última hora, dias longos e mudanças constantes. Além disso, como foi a primeira edição do evento, tivemos muitos imprevistos”, acrescentou.

A equipe da Obvious C começou instalando fibra óptica por todo o local do evento, criando rotas principais até os centros de distribuição, que, por sua vez, se ramificavam em centros menores, mais próximos das câmeras, monitores e equipamentos de rede. A partir desses centros, eles instalaram um cabo multifibra para cada dispositivo.

“Utilizamos oito unidades da URSA Mini Pro 4.6K G2, algumas emparelhadas com monitores Video Assist 12G de 7”, três Micro Studio Camera 4K G2s fixas para ângulos criativos, já que precisávamos ocupar o menor espaço possível sem abrir mão da qualidade, além de duas Studio Camera 4K Pros para planos gerais”, disse Casabon. “Usamos câmeras de cinema e câmeras de estúdio cinematográficas em nossas transmissões devido ao campo de profundidade e ao incrível desempenho em condições de pouca luz, além da capacidade de usar diversos tipos e lentes, que criam um look cinematográfico único.”

Todos os feeds SDI das câmeras foram convertidos para fibra utilizando kits de montagem impressos em 3D pela Obvious C. “Fazemos muitas impressões 3D para facilitar o máximo possível a nossa configuração”, explicou Casabon. “Todas as conexões de fibra retornavam para a nossa unidade móvel, na qual tínhamos duas unidades do ATEM Talkback Converter 4K e muitas do Mini Converter Optical Fiber 12G.”

A unidade móvel também foi equipada com switchers de produção ao vivo ATEM 4 M/E Constellation HD e ATEM 2 M/E Constellation HD, roteadores Blackmagic Videohub 40×40 12G, Blackmagic Videohub 10×10 12G, Smart Videohub 40×40 e Smart Videohub CleanSwitch 12×12 e decks broadcast HyperDeck Studio HD Pro e HyperDeck Studio HD Mini, usados para reprodução de vídeos e gráficos e feeds de gravação limpos e sujos, respectivamente. O sinal de satélite foi gerenciado por um Teranex AV para converter para 1080i 59.94.

“Nos surpreendemos com o quanto os equipamentos funcionaram bem, apesar das condições climáticas extremas. Mesmo enfrentando temperaturas de quase -6 °C, tempestades de neve e ventos fortes, nenhuma câmera parou de funcionar. “Testamos ao máximo o desempenho dos equipamentos e eles não nos deixaram na mão”, disse Casabon.

“Nós também ajudamos o comitê organizador local a construir estruturas só para que pudéssemos instalar nossos equipamentos adequadamente. O primeiro dia de eliminatórias foi difícil, mas no segundo dia tudo já estava nos eixos”, continuou. “Outro desafio foi a presença de veteranos da indústria, pessoas que julgaram, organizaram e trabalharam em eventos importantes, como as Olimpíadas. Sabíamos que eles tinham a expectativa alta, mas no final eles se impressionaram bastante com o nosso trabalho. Graças a eles, o evento também foi um grande sucesso para os atletas e a comunidade de Quebec.”

“Estamos construindo uma unidade móvel maior, que comportará fluxos de trabalho como 4K e SMPTE 2110”, concluiu Casabon. “No entanto, nossa prioridade sempre será realizar transmissões de alta qualidade e acessíveis para oferecer a melhor cobertura possível de eventos e produções de menor porte. É por isso que a Blackmagic Design é o pilar do nosso fluxo de trabalho, pois podemos usar nossa experiência e tecnologia para realizar produções profissionais e acessíveis.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados