A Sony apresentará durante a NAB 2025 (6 a 9 de abril, Las Vegas) seu primeiro sistema de rastreamento de câmera: Ocellus (ASR-CT1), projetado para simplificar e facilitar aplicações de realidade aumentada e produção virtual em broadcast e cinema, sem a necessidade de marcadores.
O novo sistema Ocellus é composto por três componentes principais: uma unidade de sensor, uma caixa de processamento e três codificadores de alvo. Juntos, esses elementos criam um mapa de referência que possibilita o rastreamento estável da câmera sem a necessidade de marcadores, tanto em ambientes internos quanto externos. Para isso, o Ocellus utiliza cinco sensores de imagem e a tecnologia Visual SLAM da Sony, que permite a percepção espacial e o mapeamento de ambientes. Além disso, esse sistema é compatível com as câmeras da linha Cinema da Sony, assim como com soluções de terceiros. Durante a gravação, ele envia dados em tempo real sobre a posição e a orientação da câmera, apoiado por um sistema completo de metadados que enriquece a produção com informações adicionais.
Ao utilizar câmeras Sony, os metadados relacionados ao foco, íris e valores de zoom da câmera e da lente podem ser obtidos através da saída SDI da câmera e transmitidos em tempo real para dispositivos externos via cabo Ethernet. Se a lente não suportar a aquisição de metadados através da câmera, codificadores de lente podem ser colocados na câmera para obter esses metadados. Os metadados adquiridos, incluindo dados de rastreamento, metadados de câmera/lente, timecode e nome do arquivo, podem ser utilizados no fluxo de trabalho de pós-produção.
Com instalação e ajuste de posição facilitados por meio de hardware de montagem em trilhos NATO, o sistema oferece conexão à caixa de processamento via um único cabo USB tipo C; transmissão em tempo real dos dados de rastreamento e metadados de câmera/lente para softwares de renderização CG, como Unreal Engine, via cabo Ethernet no formato free-d; entrada Genlock; suporte para gravação de dados de rastreamento e metadados como arquivos FBX em cartões de memória SDXC; e um display OLED para verificação do endereço IP, informações de rastreamento e dados da lente.
Sebastian Leske, chefe de desenvolvimento de negócios da linha Cinema da Sony, destaca o valor do novo Ocellus, que deve ser lançado no último trimestre de 2025: “O crescente mercado de produção virtual e realidade aumentada exige fluxos de trabalho mais simples e eficientes. Metadados como posição da câmera e valores da lente são cruciais para pré-produção e pós-produção. Nosso novo sistema de rastreamento de câmera fornece dados valiosos em tempo real, melhorando a eficiência com base no feedback de criadores de conteúdo ao redor do mundo.”
Site relacionado: https://pro.sony/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube