Os novos modelos HC-X1200, HC-X1600, HC-X2100 e AG-CX20 chegam para completar a linha de câmeras broadcast da Panasonic, com capacidades de gravação 4K60p a 10 bits, grande angular de 25 mm e zoom óptico de 24 aumentos.
A nova série de câmeras broadcast 4K da Panasonic foi especialmente projetada para formatos de gravação em uma única câmera, onde a mobilidade e versatilidade são essenciais. As videocâmeras suportam uma variedade de velocidades de bits e formatos para atender às principais necessidades profissionais, resultando em opções de gravação interna 4:2:2 de 10 bits com um máximo de 29,98p em UHD e 59,94p em FHD. Também é possível gravar via HDMI em 4K60p 4:2:2 de 10 bits com uma solução externa, além de opções de gravação HEVC de alta eficiência (LongGOP/10-bit 4:2:0/MOV).
O objetivo integrado oferece um zoom óptico de 24x que varia de um grande angular de 25 mm até um teleobjetivo de 600 mm, enquanto a função i.ZOOM atinge 32x no modo 4K e 48x no modo FHD. Em termos de manuseio, a câmera possui dois anéis manuais: um para foco e outro para zoom ou íris. Os filtros ND podem ser selecionados entre 1/4, 1/16, 1/64 e “transparente”, com o vidro sendo utilizado como contramedida contra a queima causada pela condensação da luz solar.
A velocidade de foco, a estabilidade e o desempenho de acompanhamento, tanto para 4K quanto para FHD, são obtidos graças ao AF/AE com detecção de rostos, juntamente com o acionamento do objetivo de foco preciso. A estabilização de imagem atua para detectar e corrigir o movimento da mão em cinco eixos, incluindo o desfoque rotacional, proporcionando uma correção robusta em condições instáveis, como disparos em ângulos baixos e altos. O sistema Ball O.I.S. reduz a fricção na seção de acionamento, permitindo uma correção delicada mesmo para movimentos de mão de pequena amplitude.
Os modelos AG-CX20 e HC-X2100, de alta gama, suportam transmissão ao vivo FHD via Wi-Fi e Ethernet. Além disso, a AG-CX20 será compatível com o protocolo SRT no futuro, por meio de atualização. Do ponto de vista do sistema, os modelos AG-CX20 e HC-X2100 estão equipados com 3G-SDI e suportam saída simultânea com HDMI. A AG-CX20 também oferece conectividade IP compatível com NDI HX2.
Além das características técnicas de gravação de vídeo, essas soluções incluem melhorias significativas em qualidade de vida, resultando em uma operação mais direta e simples: um visor OLED de alta resolução, portas USB-C, dupla slot para cartão SD, luz integrada no cabo, modos de gravação com baixa taxa de bits, zoom de baixa velocidade ou compatibilidade com RTMP.
Rodrigo Costa, gerente de vendas da Panasonic do Brasil, comentou: “Começamos 2025 com uma atualização significativa em praticamente todo o nosso portfólio de câmeras. A HC-X1600 chega para substituir a HC-X1500, enquanto a HC-X2100 substitui a HC-X2000. Além disso, temos dois modelos totalmente novos: a HC-X1200, uma filmadora de entrada, e a AG-CX20, também de entrada, mas voltada ao mercado broadcast profissional. Esta última se soma à AG-CX350, que já faz parte do nosso portfólio.”
“A Panasonic está ampliando seu portfólio com substituições e lançamentos que trazem produtos inovadores e ampliação de categorias. Isso nos oferece uma oportunidade única e reafirma nosso compromisso, como distribuidor oficial da marca na América Latina, em promover e posicionar esses produtos com as mais altas melhorias tecnológicas. Isso garante aos nossos revendedores e parceiros de negócio que eles estarão entregando aos clientes o que há de mais avançado no mercado profissional audiovisual”, completou Edson Marion, CEO da Merlin Distribuidora.
Melhorias introduzidas
Operabilidade aprimorada do visor: visor OLED de alta resolução com 1.770 mil pontos e oculares maiores.
Mudança para porta USB-C: o conector USB foi atualizado para o tipo USB-C, altamente versátil, que também pode fornecer energia à filmadora.
Adição de modo de gravação com baixa taxa de bits (atualização de firmware): uma próxima atualização de firmware incluirá um novo modo de baixa taxa de bits para gravação em FHD MP4, com suporte a 28 Mbps (50p/59,94p), 24 Mbps (23,98p) e 20 Mbps (25p/29,97p).
Zoom de baixa velocidade aprimorado: a câmera agora permite um zoom de baixa velocidade, aproximadamente 2,8 vezes mais lento do que o modelo anterior, ampliando as possibilidades de expressão em vídeo.
Compatibilidade com visualização de guia de gravação: foi adicionada uma guia que permite aos usuários verificar a composição e a horizontalidade durante as filmagens.
Funcionalidade de rede ampliada: compatibilidade com Wi-Fi de 5 GHz e conexão via USB.
Funcionalidade aprimorada com integração de aplicativo: o aplicativo dedicado “HC-ROP” agora é compatível com a função de visualização ao vivo, facilitando o controle da câmera por dispositivos inteligentes.
Os modelos AG-CX20 e HC-X2100, de alta gama, suportam transmissão ao vivo em FHD via Wi-Fi e Ethernet. Além disso, a AG-CX20 é compatível com o protocolo SRT, que garante transmissão de alta qualidade e baixa latência. No aspecto de sistema, ambas são equipadas com saída 3G-SDI e suportam saída simultânea via HDMI. A AG-CX20 também oferece conectividade IP compatível com NDI HX2, permitindo transmissão ao vivo fluida em redes.
Para João Marchiore, CFO da Merlin: “Sempre é de extrema importância para nossa empresa oferecer todo o suporte e promoção junto aos lançamentos realizados pela Panasonic para nossa indústria, além de proporcionar o suporte e os maiores benefícios possíveis para todos os nossos distribuidores, revendedores e integradores em toda a região, que sabemos ser uma peça-chave para continuar desenvolvendo o crescimento da Panasonic em toda a América Latina.”
Nessa mesma linha, Valdiney Marcelino, diretor comercial da Merlin Distributor, acrescenta: “Esses lançamentos de câmeras realizados pela Panasonic no início do ano nos motivam a já iniciar os trabalhos para criar um amplo estoque de produtos, garantindo que todos os nossos distribuidores tenham suporte técnico e disponibilidade de entrega rápida, sempre seguindo essas premissas fundamentais para a operação da Merlin Distributor no mercado profissional da América Latina.”
Conclui Rodrigo Costa sobre sua visão da Panasonic para 2025: “Teremos grande sucesso, pois agora contamos com um portfólio muito mais forte e completo, mais tecnológico e competitivo. Além de substituições, adicionamos novos produtos e categorias, e com a qualidade do nosso distribuidor master e distribuidores em cada país, conseguiremos atender a todas as necessidades dos nossos clientes na América Latina.”
Site relacionado: www.merlindistributor.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube