Home Especiais Panasonic apresentou a próxima geração de soluções IP para eventos ao vivo durante a IBC

Panasonic apresentou a próxima geração de soluções IP para eventos ao vivo durante a IBC

Por Ricardo Batalha

Panasonic reuniu na IBC 2019 suas novas soluções de switcher e mixer IP para eventos ao vivo de nova geração, os recursos da câmera ROK 8K e o sensor orgânico 8K, além do seu mais recente console de mixagem de vídeo 4K

A Panasonic apresentou seus novos desenvolvimentos em tecnologia de transmissão durante a IBC 2019, feira de tecnologia, mídia e entretenimento realizada de 13 a 17 de setembro, em Amsterdã (HOL). A nova plataforma baseada em TI / IP é um avanço do lançamento do produto, que ocorrerá em 2020. Este sistema de nova geração é baseado em software de arquitetura aberta, que trará uma série de inovações revolucionárias para vários mercados do setor de videografia, começando com um poderoso switch de vídeo para transmissão.

A plataforma, completamente independente em termos de resolução e formato, é baseada na mais recente tecnologia de processamento de software e CPU / GPU. Ela oferece aos usuários a opção de alocar capacidade de processamento com 100% de eficiência e alcançar níveis de desempenho atualmente impensável com produtos tradicionais baseados em hardware. Oferece, ainda, processamento não compactado, entradas 4K autênticas sem compactação e compatibilidade total e simultânea com a banda de base e os sinais IP (como ST2110 e NDI).

A plataforma, que inclui as mais recentes tecnologias IP, também está preparada para produção remota e pode ser integrada a um ambiente totalmente baseado em IP.

Graças a uma interface de usuário muito intuitiva e extremamente bem projetada, além de totalmente personalizável, esta plataforma estabelece um novo nível de facilidade de uso. Além de ser compatível com praticamente qualquer tipo de sinal em um único servidor, a plataforma oferece uma latência extremamente baixa de 1 quadro, tornando-a uma ferramenta extraordinariamente poderosa em qualquer contexto e aplicativo. É a solução perfeita para fazer uma transição suave para o mundo da IP e alcançar um novo nível de flexibilidade e controle.

Andre Meterian, diretor da unidade de negócios Panasonic EMEA Professional Video Systems, comentou que “essa nova plataforma de arquitetura modular e aberta representa um ponto de virada para muitos clientes dedicados à produção e entrega de vídeos de alta qualidade, independentemente de ao vivo ou em estúdio, porque permite otimizar seus investimentos para o futuro enquanto desfruta da máxima flexibilidade.”

“O switcher de produção ao vivo de IP para eventos ao vivo é apenas o começo desta nova plataforma. Sua arquitetura de processamento de vídeo permite que os usuários criem e executem qualquer tipo de aplicativo. Em um futuro não muito distante, essa nova plataforma será a base da produção audiovisual e será usada como processador de vídeo, alpinista, misturador ou servidor. Em resumo, não há limites para o que pode ser alcançado com esta plataforma em muitos aplicativos”, acrescentou.

Sensor orgânico de 8K
A Panasonic também exibiu sua mais recente tecnologia de sensor orgânico de 8 K. Projetado para facilitar fotos de câmeras de grande angular de alta resolução, o sensor revoluciona a cobertura de eventos esportivos comerciais e eventos ao vivo.

Com o primeiro uso comercial planejado para as Olimpíadas de Tóquio em 2020, a tecnologia de sensores orgânicos apresenta uma série de vantagens altamente competitivas. Esta tecnologia integra uma ampla faixa dinâmica que consegue gerar mais cores e imagens com mais qualidade do que nunca. Seu filtro eletrônico de densidade neutra (ENDF) permite reduzir ou aumentar a entrada de luz mais progressivamente do que em seus equivalentes tradicionais com a densidade óptica neutra (OND). Seu obturador global inovador oferece maiores vantagens sobre os obturadores contínuos atuais, porque evita a inclinação ao fotografar imagens dinâmicas e também elimina a faixa de flash da iluminação em câmeras fixas em eventos ao vivo e em conferências de imprensa.

A Panasonic também mostrou seu novo sistema de câmera múltipla 8K ROI (região de interesse), que, sem dúvida, revolucionará o cenário das produções de transmissão. Este sistema inclui uma câmera multifuncional 8K (AK-SHB800), uma unidade de processamento (AK-SHU800) e um software de controle de enquadramento (AK-SFC101).

A Panasonic AK-SHB800O, com sistema de 8K ROI, permite gerar 4 sinais HD diferentes, ou “câmeras virtuais”, a partir de um único sistema de câmera de 8K. O sensor 8K gera uma imagem grande em um formato grande angular, a partir do qual quatro “recortes” independentes podem ser gerados a partir da unidade de processamento.

O sistema melhora a eficiência operacional e reduz os custos em uma ampla gama de aplicações de produção, como transmissões esportivas, espetáculos e gravação em estúdio. Também integra a tecnologia de correção visual automática, que garante a correção e o corte de qualquer imagem distorcida com uma imagem Full HD natural extraída da tomada 8K principal.

Esta solução permite que várias câmeras sejam integradas ao sistema de uma câmera principal, controlada pelo operador e conectadas a outras câmeras secundárias adicionais, que também podem ser programadas antes do evento. Como resultado, permite que um único operador controle várias câmeras com uma série de cortes pré-configurados para oferecer funções versáteis e ao mesmo tempo econômicas para várias câmeras.

Na IBC 2019, a Panasonic também trouxe o novo mixer 4K compacto para eventos ao vivo AV-UHS500, compatível com 12G-SDI. Projetado para eventos ao vivo, oferece um desempenho excepcional em produções audiovisuais ao vivo e pode ser usado para diversos meios, como exibição de eventos, transmissão de estações e unidades móveis ou conferências em universidades e auditórios.

O AV-UHS500, que está programado para ser lançado em fevereiro de 2020, representa o próximo passo na tecnologia de mixagem e comutação da Panasonic, que rapidamente ganhou grande prestígio como fabricante de mixers compactos para gravações ao vivo em estúdios de transmissão, por Entretenimento ao vivo e para eventos esportivos.

O AV-UHS500 oferece um alto nível de funcionalidade dentro de seu alcance. Além de oferecer compatibilidade com vários formatos 4K / 3G / HD, este dispositivo permite manter o mesmo número de entradas e saídas em HD, mesmo ao trabalhar em 4K.

Também foram desenvolvidos cinco cartões opcionais, que se adaptam às necessidades dos clientes. Para maior flexibilidade e facilidade de uso, cartões opcionais adicionais podem ser instalados para aumentar o número de entradas em até 16 SDI ou 8 HDMI, o que garante uma operação intuitiva em eventos importantes que exigem um grande número de câmeras. A unidade está equipada com 5 chaves, incluindo 2 canais de croma e 2 canais PinP, que permitem uma ampla variedade de efeitos de produção.

O switch também possui uma função de conversão para cima / para baixo, uma função de conversão HDR / SDR e uma função de conversão ITU-R BT.2020 / BT.709. Tudo isso torna esse equipamento flexível o suficiente para poder selecionar a saída de vídeo mais conveniente nos ambientes em que vários formatos são usados.

A importância dos parceiros
Como ficou evidente em seu estande na IBC 2019, a Panasonic optou por integrar tecnologias de terceiros, alcançando acordo com parceiros de diferentes áreas. Assim, podemos verificar as possibilidades oferecidas para a realidade aumentada com a empresa espanhola Brainstorm.

A parceria da Brainstorm com a Panasonic para o desenvolvimento de dados de rastreamento PTZF (Pan, Tilt, Zoom e Focus) da câmera AW-UE150W / K, juntamente com a tecnologia InfinitySet, alcançam resultados surpreendentes na integração de pessoas reais e elementos virtuais em aplicações de realidade aumentada.

Quanto à realidade virtual, a Panasonic também está realizando uma demonstração com densidade zero. No conjunto de demonstração, também pudemos ver o pedestal automático do Autopod desenvolvido pela Panapod em ação. Esta coluna é controlada pelo próprio painel, integrando-se às câmeras Panasonic PTZ.

AJ-CX4000
Por fim, destaque para a pré-visualização da nova câmera de vídeo P2 4K, AJ-CX4000. Com um suporte de lente B4 intercambiável, a camcoerder está equipada com um grande sensor de imagem de 11MP e permite a gravação de imagens 4K (UHD) de alta qualidade, com uma resolução horizontal de 2000 linhas de TV. Ela oferece uma saída UHD 60p 10 bits 4: 2: 2: 2 via 12G-SDI e a possibilidade de transmissão ao vivo diretamente com RTSP, RTMP e RTMPS, com suporte ergonômico para os ombros, otimizado para cobertura de notícias, documentários e esportes.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados