Home Especiais Conteúdo e tecnologia se fundem em uma IBC com mais de 56 mil visitantes

Conteúdo e tecnologia se fundem em uma IBC com mais de 56 mil visitantes

Por Ricardo Batalha

Com um total de 56.390 visitantes, IBC 2019 recebeu um número recorde de participantes da nova geração e o número de profissionais com menos de 35 anos aumentou 10% em relação ao ano anterior, revelando a mudança geracional

A indústria global de mídia, entretenimento e tecnologia se reuniu em Amsterdã (HOL) para a IBC 2019. O Centro de Exposições e Convenções RAI contou com 15 pavilhões, onde 1.600 expositores apresentaram suas últimas propostas, das quais 200 compareceram pela primeira vez. Áreas de exibição, como o Content Everywhere Hall, experimentaram um forte impulso com inúmeras ’empresas-ponte’ entre o mundo da TI, transmissão e conteúdo.

A organização estima que 150 produtos foram apresentados na IBC 2019 para publicação, criação, monetização, consumo, gerenciamento, abraçando novas plataformas para publicação, criando conteúdo disruptivo, diversificando receitas, atraindo espectadores, obtendo e automatizando fluxos complexos de trabalhar.

A IBC continua sendo o lugar onde ideias e inovações de ponta são compartilhadas e relacionamentos são formados. Para esse fim, esta edição incorporou novas iniciativas, incluindo o primeiro eSports Showcase, o lançamento do Next Gen Hub, a introdução do Social Impact Awards e o Young Pioneer Award, além do showcase de projetos de aceleração na Media-Telecom catalisadores.

Esta iniciativa deu voz a três programas catalíticos de mídia e telecomunicações: uma experiência turística habilitada para 5G, a indexação de inteligência artificial para o gerenciamento de conteúdo regulatório; e a coleta de notícias para celular por meio da compactação orientada por IA.

O ator, diretor e produtor Andy Serkis fez um discurso de abertura inspirador e revelador da convenção diante de um grande público. Já os lendários jogadores holandeses de futebol Ruud Gullit e Robin van Persie estavam presentes no programa para falar sobre seus mais recentes projetos de televisão. Os delegados da conferência também ouviram Cecile Frot Coutaz (YouTube), Shalini Govil Pai (Android TV) e Max Amordeluso (Amazon Alexa).

O diretor executivo do IBC, Michael Crimp, disse que “através das áreas de exibição, conferência e apresentação, a IBC 2019 tem sido um centro de redes, acordos, lançamentos de produtos, aprendizado e troca de idéias. Foi uma celebração da criatividade da indústria e dos impulsionadores da mudança, ajudando a identificar e enfrentar os principais desafios.”

Crimp afirmou que ficou satisfeito com o crescimento do público nas principais áreas, particularmente acolhendo mais jovens, executivos seniores e visitantes estrangeiros. “Embora isso nos permita focar no próximo ano, nossas medidas de sucesso também incluem elementos cruciais, como a qualidade da experiência, o comprometimento do público e a influência do IBC na indústria, e nossas conversas com expositores e participantes nos dizem que tudo Isso melhorou em relação ao ano de 2018.”

O diretor da IBC, Imran Sroya, afirma, por outro lado, que a IBC continua tendo sucesso porque trabalham duro para apresentar os palestrantes mais experientes, as sessões mais atuais e a tecnologia do futuro. “Fornecemos um ponto de encontro global, que permite profissionais do setor reúnam e compartilhem informações vitais sobre todos os aspectos da mídia, entretenimento e tecnologia.”

Um dos pontos altos foi o torneio ao vivo da IBC eSports Showcase, que mostrou o quão emocionante e divertido o esporte pode ser e por que é um setor de crescimento acelerado para os envolvidos na indústria de mídia e transmissão. Duas equipes profissionais da rede de Campeonatos Nacionais da ESL se encontraram no clássico Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO).

O vencedor do prêmio IBC, International Honor for Excellence, trouxe um pouco da poeira estelar de Hollywood para a RAI. O ator, diretor e produtor Andy Serkis recebeu o prêmio por sua excelente contribuição para a indústria e por seu trabalho pioneiro no campo da captura de movimento.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados