A rede de televisão belga Notélé, que oferece conteúdo em francês a seus 300 mil espectadores, foi a primeira a implementar essa solução combinada
A Panasonic e Zero Density lançam uma nova solução econômica para produção em estúdios virtuais direcionada aos provedores de conteúdo e redes de televisão de pequeno e médio porte. O software de produção virtual do Zero Density, Reality Engine, combinado com a câmera PTZ 4K da Panasonic (AW-UE150) representa uma solução de alta qualidade e acessível para muitos outros usuários acessarem aplicativos de estúdio virtual.
A rede de televisão regional belga Notélé, que oferece conteúdo em francês a seus 300 mil espectadores, foi a primeira a implementar essa solução combinada. Em nota para a imprensa, a emissora afirma que “esse sistema combinado é uma boa opção para redes de televisão, porque o sistema de rastreamento com o protocolo FreeD é integrado à câmera, o que elimina a necessidade de um rastreamento adicional. Comparada a outros sistemas, esta solução tem um bom retorno do investimento em qualidade e preço e também é muito fácil de implementar.”
A AW-UE150 é a primeira câmera PTZ do mercado que oferece notificação de dados de posição (PTZF). Graças à adoção do protocolo FreeD, é compatível com aplicativos de estúdio virtual e realidade aumentada. Com essa função, a AW-UE150 oferece posicionamento em tempo real para o software Reality Engine virtual. Em seguida, é realizado um “posicionamento” da câmera e os dados do FreeD são enviados por meio de links seriais ou IP.
Jaume Miró, técnico de vendas para a Europa na Panasonic Broadcast & ProAV, destaca que a Panasonic é a primeira empresa a oferecer o seu mais recente modelo de câmera PTZ compacta, tudo em um, compatível com os regulamentos do protocolo FreeD. “O uso de nossa câmera 4K AW-UE150 com o software Zero Density Reality Engine simplifica o uso dessa tecnologia virtual sem comprometer a qualidade. A gama de câmeras PTZ da Panasonic demonstra mais uma vez sua capacidade de integrar facilmente até os fluxos de trabalho de produção mais complexos.”
Por sua parte, Ulaş Kaçmaz, vice-presidente de vendas e marketing da Zero Density, acrescenta que “como especialista em soluções para produção de estúdio virtual em tempo real, o objetivo da Zero Density é quebrar os moldes da indústria a cada lançamento, produto e colaboração.”
A Panasonic possui uma reputação de longa data no campo da mídia e entretenimento, com a adaptação do AW-UE150 ao Reality Engine, foram abertas inúmeras possibilidades para que redes de televisão pequenas e médias, assim como outras grandes operadoras, possam tirar proveito da mais recente tecnologia de produção virtual.