A Panasonic Entertainment & Communication incorporou na versão 1.8 do Kairos novas funções de controle de múltiplos núcleos, integração com as plataformas gráficas Singular.live e Viz Flowics e compatibilidade com resoluções como 16:10 e 5:4.
A nova versão permite conectar até duas unidades centrais Kairos Core a um único painel de controle Kairos, possibilitando o gerenciamento de mais fontes de vídeo e aumentando a eficiência operacional em grandes eventos. Anteriormente, era possível registrar até oito painéis de controle no Kairos Core, mas como cada painel só podia ser vinculado a um Kairos Core específico, era necessário um número correspondente de painéis para operar várias unidades Kairos Core.
Com esta atualização, um painel pode ser dividido em seções superior e inferior, permitindo que cada núcleo seja atribuído a uma dessas seções. Além disso, também é possível configurar duas unidades Kairos Core a partir do Kairos Creator.
Outra novidade é o suporte nativo a gráficos HTML5, permitindo que elementos visuais gerados pelo Singular.live e Viz Flowics sejam integrados diretamente ao Kairos. Isso facilita o uso de gráficos como placares, indicadores de status e teletipos do Kairos Painter, eliminando a necessidade de conversão prévia dos arquivos. A versão 1.8 também traz suporte a entradas e saídas ST 2110 de alta resolução, incluindo 16:10 e DCI (2K/4K).
Steven Heimbold, da Singular.live, destaca que “a integração com o Kairos amplia o acesso à nossa premiada plataforma de gráficos, tornando a produção ao vivo mais simples, acessível e escalável”. Já Gabriel Baños, fundador da Viz Flowics e parceiro da Kairos Alliance, afirma que “o uso dos gráficos da Viz Flowics diretamente nos fluxos de trabalho do Kairos não apenas simplifica e agiliza a produção ao vivo, mas também amplia as possibilidades criativas, representando um avanço significativo para o setor”.

Compatibilidade com Skaarhoj e novos painéis de controle
A versão 1.7 do Kairos trouxe compatibilidade com o modo Raw Panel da Skaarhoj, permitindo o uso do painel de controle da empresa com novas funcionalidades sem necessidade de substituir o equipamento original. Na versão 1.8, a Wave Board controlada por áudio da Skaarhoj, além dos modelos Quick Shot Pro e Quick Shot, também passam a ser compatíveis com o Kairos e o modo Raw Panel. Além disso, serão lançados os modelos especiais Panasonic PAN-WB-V2B-BU, PAN-QSP-V1B-BU e PAN-QS-V1B-UB.
Com a integração da Wave Board, agora é possível mover vários faders simultaneamente ao utilizar o Kairos Audio Mixer, facilitando a manipulação do áudio. Ao oferecer aos operadores superfícies de controle adicionais além do TD, a nova versão permite maior eficiência e aproveitamento total dos recursos do Kairos para produções ao vivo.
Kasper Skårhøj, diretor executivo da Skaarhoj, ressalta que “tivemos uma parceria incrível com a Panasonic como membro da Kairos Alliance, desenvolvendo ferramentas inovadoras para a produção ao vivo ao longo dos anos, incluindo nosso carro-chefe, o Master Key One. A versão 1.8, que traz integração nativa com a Panasonic e uma nova série de painéis dedicados ao Kairos, nos entusiasma muito, pois eleva a produção a um novo patamar e oferece soluções ainda mais poderosas aos nossos usuários”.
Kageyuki Fujimoto, diretor da Kairos Alliance Partner, afirma que a Panasonic continuará ampliando as capacidades do Kairos e atendendo às necessidades dos clientes, desenvolvendo soluções para design de sistemas e produção de vídeo em colaboração com os parceiros da Kairos Alliance.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube