A Blackmagic Design anunciou que a Pandax 4K utilizou um fluxo de trabalho composto inteiramente por produtos Blackmagic Design para captar as apresentações de música eletrônica (EDM) no Lollapalooza Argentina 2025. Usando as câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e Blackmagic Studio Camera 4K Pro, a Pandax 4K registrou as performances com clareza e precisão, mesmo em condições de pouca luz, levando toda a energia do festival ao público em casa ao longo de três dias consecutivos.
Após o sucesso do ano anterior, a produtora audiovisual Pandax 4K, com sede em Buenos Aires, retornou ao festival para registrar os shows do palco Perry’s, que contou com artistas como Zedd, Charlotte De Witte, Blond:ish, Barry Can’t Swim, Kasablanca, entre outros. A Pandax 4K trabalhou em parceria com a NAKKIO, empresa responsável pela produção técnica geral do festival e pelas transmissões ao vivo desde as primeiras edições, para enviar os sinais por fibra óptica a quatro canais distintos, com apresentações selecionadas transmitidas ao vivo pela Flow, operadora argentina de TV a cabo e internet. Atualmente, a NAKKIO é uma das maiores produtoras de transmissões ao vivo da Argentina, responsável por diversos festivais e grandes eventos no país.
Parceira de longa data da Blackmagic Design, a Pandax 4K montou todo o seu fluxo de trabalho com os equipamentos em que confia para garantir o resultado esperado.
“Na nossa configuração, usamos uma URSA Broadcast G2 montada em um braço robótico para tomadas aéreas, duas câmeras de mão que nos permitiam mobilidade total e outra com lente longa para captar planos mais fechados da frente do palco. Para complementar, também utilizamos a Blackmagic Studio Camera 4K Pro para os planos abertos”, explicou Damián Petruccelli, supervisor técnico da Pandax 4K. “Com essas câmeras, conseguimos uma qualidade de imagem livre de granulação nem ruído, algo essencial nas apresentações noturnas.”


Para a transmissão ao vivo, a Pandax 4K utilizou o switcher ATEM 2 M/E Constellation 4K, em conjunto com o ATEM 2 M/E Advanced Panel 20, o que proporcionou maior controle operacional à equipe. Já para os telões IMAG, foi usado um ATEM Micro Panel conectado via Bluetooth para controlar o switcher.
“Ter os ATEMs integrados às nossas câmeras durante os shows nos permitiu entregar uma transmissão dinâmica, tanto via streaming quanto nos telões do festival”, continuou Petruccelli. “Também usamos o conversor Blackmagic 2110 IP Mini BiDirect 12G SFP em modo óptico, conectado a um Mini Converter Optical Fiber 12G, o que viabilizou a comunicação com os DJs, algo extremamente útil. Como os shows são muito dinâmicos e o tempo entre os sets é curto, essa comunicação foi essencial para garantir que captássemos os ângulos preferidos dos artistas durante as apresentações. Inclusive posicionamos uma Micro Studio Camera 4K G2 bem próxima dos DJs no palco, já que ela é supercompacta e ideal para planos fechados.”
A equipe da Pandax 4K também utilizou um deck profissional HyperDeck Studio 4K Pro para gravar os shows, que depois foram enviados à NAKKIO para uso em materiais promocionais e outras finalidades.
A atuação da Pandax 4K em grandes eventos musicais não se limita ao Lollapalooza. Recentemente, a produtora também trabalhou com os artistas Don Osvaldo e Trueno em shows de grande porte na Argentina, utilizando mais uma vez a tecnologia da Blackmagic Design, dessa vez incorporando também as câmeras cinematográficas digitais Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro para reforçar o workflow.
“A Blackmagic Design nos permite escalar as produções conforme a necessidade, independentemente do tamanho, sempre mantendo o padrão de qualidade com o qual já estamos acostumados”, afirmou Marcos Nuñez, sócio da Pandax 4K.
“Nos últimos cinco anos, nossa empresa cresceu de forma exponencial aqui na Argentina. Ver que estamos participando de eventos com alcance global é realmente inspirador”, concluiu Demián Lammer, também sócio da Pandax 4K.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube