Home Reportagens Panorama Q&A: entrevista com David Ross, CEO da Ross Video

Panorama Q&A: entrevista com David Ross, CEO da Ross Video

David Ross falou sobre momento da empresa e os 30 anos de crescimento consecutivo da Ross, a presença na NAB Show, entre outros assuntos

Por Redação

David Ross, CEO da Ross Video, herdou a liderança de seu pai e fundador da empresa, Jonh Ross, e seguiu uma trajetória que colocou a empresa canadense entre as líderes mundiais na fabricação de sistemas de produção ao vivo. No Panorama Q&A, ele falou sobre diversos assuntos, incluindo o momento da empresa, os 30 anos de crescimento consecutivo da Ross e a presença na NAB Show 2023 como um dos principais expositores e patrocinadores do evento.

A Ross Video é uma empresa global com 30 anos de crescimento consecutivo. Considerando os desafios de uma indústria muito competitiva, quais são os principais motivos desse sucesso e como manter esse crescimento?
David Ross:
Eu pensei muito nisso ao longo dos anos e tenho algumas respostas diferentes possíveis. A resposta que eu sinto que mais ressoa é ‘Contrate pessoas inteligentes e não as irrite’. Recentemente, escrevi uma postagem no LinkedIn sobre o assunto e recebi 125 mil visualizações e uma resposta muito positiva, então acho que acertei em algo! Trinta anos é muito tempo. Tanto que suas patentes expirarão, sua tecnologia ficará obsoleta muitas vezes e sua equipe mudará várias vezes. A única constante que você tem é a qualidade do seu pessoal para guiar sua empresa através de grandes mudanças e grande crescimento. Se você conseguir atrair e manter essas boas pessoas, verá que terá uma enorme vantagem competitiva a longo prazo. Acredito que fizemos um trabalho muito bom nisso ao longo dos anos.

Este ano marca o 100º aniversário da NAB e a Ross Video é um dos principais expositores e patrocinadores do evento. Você pode compartilhar o que você vai apresentar este ano durante a feira? Para quem nunca foi, o que será o evento Keynote, que ocorre em 15 de abril no hotel Tuscany Suites & Casinos?
David Ross:
O Ross Keynote é agora um dos maiores eventos da NAB, com mais de 1000 pessoas presentes. Inspirados nas palestras da Apple, temos uma tela de LED de 60 pés de largura atrás do palco e passamos uma hora explicando como podemos ajudar nossos clientes e lançando novos produtos. Toda a produção é feita com produtos Ross, incluindo Carbonite Switchers, automação OverDrive, XPression e Tessera Graphics, openGear, roteamento Ultrix, controle de painel, processamento de tela Carbonite Mosaic e agora nossas paredes de LED Ross D3. Nossos gráficos e animações são feitos pelos serviços de marketing Ross e Ross Rocket Surgery. É realmente um grande negócio! Meu momento favorito é bem no final, onde temos nosso momento ‘One More Thing’ quando lançamos o maior de todos os nossos novos produtos para a feira. Para descobrir o que é, você terá que receber um convite ou assistir à transmissão ao vivo às 17h, horário de Las Vegas, no Facebook! Postamos no YouTube também após o evento. Assim como a Apple, adoramos manter tudo em segredo até o evento.

Por ser uma empresa apaixonada por inovação, o que a Ross Video está desenvolvendo em torno de IA e aprendizado de máquina?
David Ross:
Temos tantas coisas acontecendo na empresa que agora temos que coordenar todos os grupos por meio do Ross Research Labs, nossa equipe de projeto supersecreta em nosso departamento de P&D. Eles são meio que o nosso grupo ‘Skunk Works’. Um projeto que está em domínio público é o nosso produto Vision[ai]ry (veja, tem IA no nome!), que trabalha com a Ross Robotics para fazer rastreamento facial sofisticado. Temos algumas das principais redes padronizando essa tecnologia no momento e dizem que é a melhor do setor. Também usamos IA com nossos produtos de gerenciamento de ativos de mídia, Streamline e Primestream, para ajudar a marcar e organizar seus ativos de mídia. Planejamos lançar na feira algum software beta que integra o ChatGPT ao nosso sistema de redação do Inception e acho que isso gerará muitas discussões muito interessantes. Quanto às outras maneiras de usar a IA – fique ligado!

Parte do nosso sucesso não é apenas porque construímos produtos legais, mas construímos produtos pensando especificamente em como eles serão usados por diferentes mercados”

O mercado de mídia está sempre evoluindo, de broadcasters a streamers. Nos últimos anos, estamos presenciando uma grande mudança no setor com novos players entrando no mercado, novos desafios e diferentes necessidades. Sendo assim, como a Ross Video está preparada para atender essa demanda?
David Ross:
Penso que é um momento emocionante e também vemos muitos desses novos participantes comprando tecnologia Ross. Na verdade, as aplicações não difundidas para nossa tecnologia representam agora cerca de metade de nossas vendas anuais. Acredito que parte do nosso sucesso não é apenas porque construímos produtos legais, mas construímos produtos pensando especificamente em como eles serão usados por diferentes mercados e garantimos que esses mercados tenham os recursos necessários que podem ser exclusivos de sua aplicação. Depois disso, você precisa ter especialistas que entendam esses mercados para agrupar nossos produtos em soluções que funcionem, novamente para esses mercados específicos. Este tem sido um dos nossos principais focos estratégicos há anos. Na verdade, a necessidade de reunir soluções que funcionem bem nos levou a fazer a maioria de nossas 19 aquisições até o momento na Ross.

A pandemia foi um grande passo para aumentar a produção remota e agora que estamos quase no fim da pandemia global, muitas empresas mudaram a forma como tradicionalmente trabalhavam. O que a Ross aprendeu durante esse período e como isso afetou os negócios?
David Ross:
Fiquei pessoalmente surpreso e depois impressionado com o quão bem a equipe Ross foi capaz de funcionar remotamente como uma empresa. Em 2021, crescemos 21% e depois em 2022 crescemos mais 27%. Acontece que nosso pessoal foi realmente eficiente e eficaz trabalhando remotamente e conseguiu manter o seu trabalho em equipe, mesmo quase dobrando nossa equipe desde 2019. Certamente não precisamos de nenhum espaço de escritório adicional por enquanto. Em relação à produção remota, foi uma experiência semelhante. A Ross tem um braço de produção nos Estados Unidos chamado Ross Production Services (RPS). Temos várias salas de controle e estúdios, bem como 8 OB Vans. A pandemia obrigou essa equipe a fazer produção remota e eles ficaram muito bons nisso. Eles também trabalharam com nossas equipes de produtos para refinar nossos produtos para funcionarem muito bem remotamente. Agora, não fazemos apenas a produção REMI na RPS, também fazemos o que chamamos de “Distro”, que é uma produção totalmente distribuída, onde quase todos os membros da equipe de produção podem trabalhar em suas casas em uma produção ao vivo. É uma grande economia em viagens e também nos dá acesso a um banco de talentos muito maior. Estamos sempre felizes em compartilhar o que aprendemos com todos os nossos clientes.

Hoje o consumo de mídia é todo sobre conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora, com todas as possibilidades e competição massiva em todos os níveis. Com isso, gráficos e branding são mais importantes do que nunca. A Ross está sempre evoluindo no ramo gráfico, mas quais são os principais pontos que os canais de TV e produtores de conteúdo devem fazer para se destacar nesse ramo?
David Ross:
Não muito tempo atrás, os gráficos eram apenas colocar uma imagem na tela. Hoje, você poderia argumentar que os gráficos precisam preencher o volume que compreende a imagem. As telas de LED estão substituindo telas verdes e conjuntos em todos os lugares. Essas telas de LED precisam ter uma correção de cores perfeita e pixels de ajuste fino para ficarem bem na câmera. As telas agora estão muito além de 4K e exigem produtos como XPression Tessera para conduzi-las suavemente com conteúdo dinâmico orientado por dados. Também vemos o movimento da câmera se tornando um elemento-chave das produções de ponta, seja usando a Furio Robotics em um estúdio ou câmeras aéreas Spidercam em um estádio. Se você tiver uma câmera em movimento e adicionar rastreamento, também poderá fazer produções de realidade aumentada e XR por trás dos apresentadores. Quando você tem realidade aumentada, precisa de artistas qualificados para criar esses momentos incríveis na tela. A Ross oferece tudo isso com gráficos XPression e Tessera orientados a dados, gráficos de análise de esportes Piero, gráficos fotorrealistas Voyager, sistemas de controle de conjunto Lucid 3D, Furio, SkyDolly e CamBot Robotics, sistemas de câmeras a cabo Spidercam e nossa equipe de cirurgia de foguetes para reunir tudo com gráficos projetados especificamente e sistemas de controle personalizados. Quando você pensa em tudo o que temos a oferecer aos nossos clientes, sinto-me confiante de que a Ross é a líder mundial em soluções gráficas de ponta.

Na última IBC, a Ross anunciou a aquisição da empresa Spidercam, e notamos imagens incríveis durante a Copa do Mundo no Catar e em diversas competições esportivas ao redor do mundo. Qual é o feedback do cliente sobre esta solução?
David Ross:
Obrigado por notar! O feedback tem sido incrível e nossa equipe Spidercam tem estado super ocupada desde então em todo o mundo! Nossos clientes estão realmente apreciando o que Ross foi capaz de adicionar ao Spidercam com nossos gráficos Voyager e Piero e criação de conteúdo da Rocket Surgery. Recentemente, fiz uma apresentação interna para a equipe de Ross, destacando que na verdade tínhamos o que costumava ser sete empresas diferentes que agora fazem parte da Ross trabalhando juntas perfeitamente para a produção de um cliente. Foi um momento de orgulho. Também ouvi dizer que nossos clientes de robótica entendem a seriedade de nosso compromisso com os sistemas de movimento de câmera com a adição do Spidercam. Nossa análise de mercado mostra que a Ross é agora, de longe, o fornecedor global número um de sistemas de robótica de estúdio e o Spidercam só vai acrescentar a isso. Pessoalmente, acredito que a robótica é legal, então estamos nos divertindo muito e investindo bastante nessa área.

Várias empresas estão evoluindo para oferecer serviços ao invés de apenas vender soluções de hardware. Como a Ross está desenvolvendo o negócio de serviços e quão representativo é do ponto de vista financeiro?
David Ross:
Acredito que os serviços foram essenciais para o nosso sucesso. Durante toda esta entrevista, falamos sobre como nossos especialistas verticais de mercado, os serviços criativos da Rocket Surgery, Spidercam e os serviços Ross Production formaram peças-chave das soluções que oferecemos aos nossos clientes. Eles também forneceram um feedback ao vivo para nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento. Todos os nossos serviços, treinamento e grupos de suporte técnico têm o que chamamos de ‘primeiros produtos’. Eles são essencialmente especialistas em produtos em cada uma de nossas linhas de produtos que trabalham de perto na criação de soluções com nossos clientes e têm uma linha direta com P&D para promover produtos cada vez melhores. Está funcionando muito bem. Financeiramente, os serviços representam talvez apenas 20% de nossa receita, mas são 20% muito importantes. Não consigo imaginar não tê-los e nossos clientes dependem deles.

A Ross Video começou como um fabricante de switchers e evoluiu para um provedor de soluções de produção end-to-end, com um enorme portfólio. O que você pode compartilhar conosco sobre o futuro próximo da empresa?
David Ross:
Grande parte de nossa estratégia é algo que chamamos de ‘Diversidade Integrada’. Isso significa que tudo o que fazemos toca nos limites de muitas das outras coisas que fazemos. Algumas empresas notáveis em nosso setor tentaram comprar apenas um monte de empresas. Onde eles tiveram problemas foi a integração que tem que acontecer depois. Conseguir dinheiro para comprar uma empresa é relativamente fácil, investir dinheiro depois do fato para criar soluções significativas é caro e difícil. Você precisa fazer com que as equipes em toda a empresa tenham uma visão compartilhada, trabalhem juntas, criem algo novo e excelente, e você precisa dedicar pessoas talentosas à tarefa. Leva anos de foco e comprometimento. Penso que construímos a Ross em uma empresa que entende isso profundamente. Já conectamos com sucesso 20 empresas e estou confiante de que podemos continuar fazendo isso no futuro. É um momento emocionante!

Como CEO da Ross Video, você possui uma empresa global com centenas de funcionários. Que conselho tem sobre liderança e gerenciamento de tempo?
David Ross:
Eu disse no começo, vou dizer de novo: contrate pessoas inteligentes e não as irrite. À medida que passamos por 1.500 pessoas e continuamos a crescer rapidamente, a Ross é uma empresa que não pode ser microgerenciada. Meu papel é criar as condições na empresa para que minhas equipes tenham sucesso. Isso significa que Ross precisa ter uma cultura em que as pessoas confiem e se ajudem e se sintam valorizadas. Temos que ser um lugar onde todos saibam que estamos aqui para ajudar os clientes a terem sucesso e é isso que é reconhecido e celebrado. Quando isso está funcionando bem, o gerenciamento de tempo não é um problema, o trabalho do CEO é divertido.

Site relacionado: https://www.rossvideo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados