Home Reportagens Paradiso Multiplica celebra um ano com novas parcerias para promover conhecimento audiovisual no país

Paradiso Multiplica celebra um ano com novas parcerias para promover conhecimento audiovisual no país

Por Ricardo Batalha

Iniciativa do Projeto Paradiso, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, realizou 50 ações ao longo de 12 meses; agora, terá novo ciclo de debates e oficinas com talentos do setor

O Paradiso Multiplica, iniciativa do Projeto Paradiso que visa à democratização do conhecimento audiovisual no país, celebra seu primeiro aniversário neste mês de abril. E, para comemorar, anuncia três novas atividades que ampliarão ainda mais o seu alcance.

Essas ações terão início já no dia 5 maio, com a mesa online e gratuita Diversidade no Audiovisual. O evento marca a volta do ciclo de aulas e debates realizado em parceria com a Spcine, órgão paulistano de fomento ao audiovisual. Ele será mediado por Lyara Oliveira, diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, e reunirá as roteiristas Ana Júlia Travia, Bárbara Cunha e o roteirista e montador Will Domingos, todos integrantes da Rede Paradiso de Talentos.

A programação segue com o Esquenta Prêmio Cabíria, no dia 14, que terá a participação da roteirista Ana do Carmo, vencedora da categoria Roteiro na edição de 2020 do festival Cabíria. Em um painel virtual – e gratuito – sobre formatação e aplicação de projetos em laboratórios e eventos, ela compartilhará dicas e exemplos práticos com o público.

Além disso, o roteirista Pedro Coutinho, integrante da Rede Paradiso de Talentos, oferecerá uma oficina para 10 jovens profissionais da área, compartilhando técnicas de escrita, desenvolvimento de narrativa e de personagens. Os alunos serão selecionados por meio de parcerias com quatro instituições: Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo, NordesteLAB, Instituto Querô e Pró-Capão, alcançando profissionais do Nordeste, Sudeste e Sul.

Mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, o Projeto Paradiso investe na formação de profissionais do setor com programas de bolsas, mentorias, cursos, seminários e estudos, além de incentivar o desenvolvimento de projetos do audiovisual brasileiro. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Em contrapartida, os bolsistas passam a integrar a Rede Paradiso de Talentos, e se comprometem a dedicar parte do seu tempo para compartilhar o conhecimento adquirido. Com a participação deles, o Paradiso Multiplica oferece masterclasses, consultorias e mentorias, entre outras atividades, realizadas junto de instituições do setor.

A ação já envolveu 28 integrantes da rede em 50 iniciativas – ao todo, foram 154 horas dedicadas pelos talentos neste primeiro ano. E, para aumentar o acesso ao material produzido, foi criado o Canal Paradiso, em que é possível acessar todas as edições anteriores.

“Nosso objetivo é ampliar ao máximo o acesso ao ensino e conteúdo de qualidade que os bolsistas têm a oportunidade de experimentar. O objetivo final do Paradiso Multiplica é esse: democratizar o conhecimento.”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

O Paradiso Multiplica teve início em 29 de abril de 2020, com a masterclass da cineasta e roteirista Nina Kopko. Formada em Cinema, Kopko foi diretora-assistente dos longas “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz – vencedor da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2019 – e de “O Silêncio do Céu”, de Marco Dutra.

Ao longo deste primeiro ano, a iniciativa também promoveu, em parceria com a Spcine, mentorias direcionadas a projetos selecionados pelo edital de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento.

Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Em dois anos de existência do Projeto Paradiso, são 67 profissionais brasileiros do audiovisual beneficiados, 14 projetos selecionados pela Incubadora Paradiso, 41 bolsas de estudo internacionais, 44 instituições parceiras, além de 15 cursos e masterclasses oferecidos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados