A divisão holandesa da NEP utilizou o software Pixotope para habilitar o rastreamento remoto em tempo real de câmeras na série E1, a primeira corrida de barcos totalmente elétrica. O sistema de rastreamento de câmeras da Pixotope foi instalado em Jidá (SAU), enquanto o motor gráfico foi localizado remotamente na sede da NEP em Hilversum (HOL), a 5.632 km de distância. Desta forma, a NEP conseguiu realizar a produção a partir do seu estúdio central em Hilversum, totalmente equipado, em vez de usar uma unidade móvel ou outra instalação temporária. Daan Zeestraten, diretor de operações gráficas da NEP Holanda, observou que optar por este modelo remoto não apenas permitiu reduzir o pessoal deslocado ou melhorar sua pegada ambiental, mas também proporcionou “maior agilidade para lidar com mudanças de última hora ou desafios técnicos”.
Usando o Pixotope Camera Tracking, a NEP foi capaz de incorporar dados de rastreamento no sinal SDI junto com o feed da câmera, transmitindo-os para Hilversum por meio de um link de contribuição. Javier Reyes, diretor técnico de produto da Pixotope, destaca o potencial das soluções de produção virtual remota: “Em vez de ter que fazer montagens rigorosas no local que consomem muitos recursos, agora nossos clientes podem minimizar sua presença local enquanto aumentam a flexibilidade e eficiência. É uma barreira de entrada mais baixa que permite a criação de experiências ricas e imersivas anteriormente limitadas aos confins de uma rede local. Isso simboliza a próxima fase de acessibilidade à produção virtual para toda a indústria de radiodifusão”.
O Pixotope permite a execução de fluxos de trabalho de produção virtual remota aproveitando o poder do rastreamento de câmera através da lente (TTL) sem marcadores, a coleta de sinais otimizada e a infraestrutura gráfica avançada capaz de ser executada em máquinas virtuais.
Site relacionado: https://www.nepworldwide.nl/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube