Home Reportagens Pebble implementa um dos maiores sistemas de playout baseados em ST 2110 da Europa

Pebble implementa um dos maiores sistemas de playout baseados em ST 2110 da Europa

O broadcaster nacional suíço SRF agora conta com um dos maiores ambientes multimídia da Europa que utiliza equipamentos interoperáveis SMPTE ST 2110

Por Ricardo Batalha

O SRF, broadcaster nacional suíço, está implementando, com a colaboração da Pebble e de outros fornecedores, um dos maiores sistemas de playout totalmente baseados em um ambiente IP do continente europeu.

Recentemente, o SRF transferiu suas operações para uma nova sede, construída especificamente para atender às suas necessidades em Zurique. Um dos principais objetivos deste projeto ambicioso é otimizar fluxos de trabalho e práticas operacionais de última geração, utilizando tecnologias modernas que seguem padrões reconhecidos. Como resultado, o SRF agora conta com um dos mais extensos ambientes multimídia da Europa, equipado com dispositivos interoperáveis que atendem ao padrão SMPTE ST 2110, garantindo uma integração eficiente e flexível em suas operações de transmissão.

Um aspecto fundamental das novas instalações é a emissão segura e altamente resistente dos três canais premium da Suíça de língua alemã: SRF 1, SRF zwei e SRF info. As várias versões desses canais, adaptadas para atender às necessidades das diferentes plataformas de distribuição, são gerenciadas e emitidas por meio de dispositivos de software Pebble Integrated Channel, sob o controle do confiável sistema Pebble Automation.

Para o projeto, foi vital a integração do sistema de reprodução nos fluxos mais amplos de mídia e informação através das redes IP. À medida que o conteúdo é necessário, ele é extraído dos servidores de armazenamento central para os dispositivos de canais integrados. Para garantir essa integração perfeita, todo o ambiente utiliza o protocolo NMOS da AMWA como interface.

Além do conteúdo pré-gravado, o sistema Pebble também oferece frequentemente conteúdo ao vivo, que é aceito diretamente nos dispositivos de software Integrated Channel. Com base nas informações do sistema de programação e de outras fontes, o Pebble Automation adiciona gráficos ao vivo conforme necessário, controlando gráficos VizRT que são executados como complementos. O processamento de áudio inclui a gestão de canais, Dolby E e a supervisão e controle de volume.

Martin Sauter, diretor de projetos do SRF, destaca que “esta tem sido uma colaboração de grande confiança entre o SRF e a Pebble. A Pebble entendeu os desafios que enfrentávamos e trabalhou em estreita colaboração conosco em cada etapa do caminho para alcançar o objetivo comum de um centro de emissão ST 2110 bem-sucedido que atenda às nossas necessidades”.

Por sua vez, Sally Wallington, vice-presidente sênior de vendas da Pebble, acrescenta que “este foi um projeto complexo, no qual os requisitos e fluxos de trabalho foram se desenvolvendo ao longo do caminho, e toda a base de SMPTE ST 2110 e NMOS se uniram para nos fornecer as ferramentas práticas necessárias para uma interfuncionalidade perfeita. Graças à profissionalidade e ao entusiasmo da equipe de engenharia do SRF, foi imensamente satisfatório para nós. Todos que trabalharam nisso na Pebble veem o novo centro de Zurique como uma grande conquista e estamos muito orgulhosos de ter contribuído para isso”.

Site relacionado: https://www.pebble.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados