Conferência Internacional sobre Consumer Electronics destacou os resultados da pesquisa que envolveu inteligência artificial para analisar obras de arte e músicas
Pesquisadores da área de Visual Display da Samsung Electronics, responsáveis pelo desenvolvimento das TVs da marca, venceram o Prêmio de Melhor Artigo (Best Paper Award) pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers, em sua sigla IEEE) durante a Conferência Internacional sobre Consumer Electronics 2021 (ICCE) pelo artigo técnico intitulado “Analisando imagens para recomendação musical”.
ICCE é a principal conferência da Sociedade de Tecnologia de Consumo do IEEE (anteriormente Sociedade de Eletrônicos de Consumo da IEEE), realizada anualmente em conjunto com a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Um total de 190 artigos de pesquisa foram aceitos este ano, com cinco finalistas nomeados para o Prêmio de Melhor Artigo (Best Paper Award) por meio de conferência virtual. A competição consistiu em apresentações de artigos gravados em vídeo e uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, e apenas três artigos foram selecionados como vencedores.
“O trabalho retratado neste artigo conecta domínios como IA (inteligência artificial), UX (experiência do usuário) e computação afetiva com o objetivo de fornecer uma experiência de usuário emocionalmente enriquecedora ao unir obras de arte e música de uma maneira não convencional”, disse Anant Baijal, Engenheiro de Equipe da Samsung (Grupo de P&D Avançado) e o autor principal do artigo. “Propomos um método que considera o estilo de uma obra de arte (clássico, barroco, impressionista…) e a emoção que ela transmite (calma, alegre, suavidade…) para selecionar automaticamente a música adequada para acompanhar a imagem.”
A pesquisa destacada no artigo está sendo analisada para possível comercialização dos principais dispositivos da Samsung, incluindo as TVs anunciadas globalmente na CES 2021, como a Neo QLED e novos modelos da categoria Lifestyle, como a The Frame. Atualmente, por meio do Modo Ambiente nas QLED e do Modo Arte nas The Frame, os consumidores podem exibir as imagens de sua escolha quando não estão assistindo TV. A equipe de pesquisa quer levar a experiência de usuário para o próximo nível, dando aos consumidores a opção de reproduzir a música que é selecionada com base na análise automática da imagem exibida na tela. Os resultados obtidos nos testes iniciais realizados durante a pesquisa comprovam a eficácia da abordagem proposta.
“Quando um usuário carrega uma imagem, como uma obra de arte ou uma fotografia, nossos algoritmos de IA próprios avaliam a imagem para recomendar música por meio de um provedor de streaming musical assinado pelo usuário”, acrescentou Baijal. “Trabalhos futuros com essa tecnologia incluiriam a integração de outros parâmetros ao algoritmo, como clima, horário, geolocalização e atividade do usuário, além da imagem que está sendo exibida. Estamos projetando o algoritmo para ser capaz de se adaptar às preferências individuais dos usuários.”
“No Grupo de P&D Avançado da Samsung, estamos continuamente nos esforçando para fornecer uma experiência de tela mais dinâmica, desenvolvendo tecnologias inovadoras que complementam os estilos de vida em constante mudança dos consumidores”, disse o Dr. Danny Hyun, Vice-Presidente Corporativo e Líder do Grupo de P&D Avançado da Samsung Eletronics e coautor do artigo.
A pesquisa do Grupo de P&D Avançado abrange áreas multidisciplinares, como IA, Big Data e conectividade, e o Grupo também é responsável por criar conceitos futuristas e protótipos de dispositivos. Vários pedidos de patentes internacionais cobrindo o conceito da tecnologia, componentes e cenários do usuário foram apresentados pela Samsung Electronics.