O diretor de desenvolvimento estratégico da Sony aborda as possibilidades do sistema SR Live for HDR na 4K-HDR Summit
Peter Sykes, gerente de desenvolvimento estratégico de tecnologia da Sony, apresentou na 4K-HDR Summit, que será realizada até 8 de novembro no Pólo Nacional de Conteúdo Digital, em Málaga (ESP), os últimos desenvolvimentos em Ultra HD e HDR da multinacional japonesa.
Ele iniciou sua apresentação enfatizando o extenso portfólio de soluções de recrutamento capazes de trabalhar em HDR. De fato, ele ressaltou que é o fabricante com o maior número de câmeras aprovadas pela Netflix para produções em 4K (Veneza, F65, F55, F5, FS7, FS7II, HD750, PXW-Z450 …)
Sykes observou que a margem de produção ao mais alto nível com câmeras como Veneza, a Sony oferece opções para orçamentos apertados que não quer a desistir da 4K HDR como PXW-F55 ou PX-Z150. Nesta linha, destaca-se também a PXW-FS7II, que “mudou a maneira como os documentários são gravados graças à sua alta sensibilidade”, ou a PXW-FX9, lançada recentemente. Trata-se de uma camcorder com sensor de quadro completo 6K FX9, que oferece foco Automático híbrido rápido, base ISO dupla e tecnologia de cores S-Cinetone. Também deve ser notada a flexibilidade em qualquer tipo de produção que abra o novo PXW-Z750 apresentada na última IBC. Vale ressaltar que todas as câmeras CineAlta de última geração da Sony suportam gravação em formato linear RAW de 16 bits.
Produção ao vivo
Quanto à produção ao vivo, Sykes enfatizou que a Sony desenvolveu um sistema para transmitir ao vivo 4K HDR e ao mesmo tempo em SDR e tudo isso em um único fluxo de produção simples. A proposta SR Live for HDR oferece eficiência para produções HDR ao vivo e permite produção simultânea em HDR e SDR, fornecendo a capacidade de ajustar simultaneamente imagens HDR e SDR em um ambiente HD SDR conhecido.
O SR Live for HDR permite que os operadores de câmera preservem a aparência de suas imagens, independentemente de usarem o formato HDR ou SDR para distribuição final.
Com o formato de operação em S-Log3 e BT.2020, o fluxo de trabalho SR Live for HDR oferece maior qualidade de imagem e recursos de formatação flexíveis para distribuição de múltiplos propósitos, incluindo 4K HDR (PQ (ST 2084) e HLG) , 4K SDR, HD HDR e HD SDR. Além deste fluxo de trabalho baseado no S-Log3, o HDCU / BPU da Sony (Unidade de processamento de banda base) possui um modo de saída HLG Live que suporta produção de HLG de ponta a ponta.