Portfólio da equipe Pigmento Color Grading inclui seriados como ‘Vis a Vis’ e ‘La casa de Papel’
A Blackmagic Design anunciou que a casa de pós Pigmento Color Grading, baseada em Madrid, passou a utilizar o DaVinci Resolve Studio como parte do upgrade de suas instalações para correção de cores em HDR e entrega no formato IMF. Fundada por Fernando Martínez e Pepe Abellán, coloristas com mais de 20 anos de experiência em finalização audiovisual, a Pigmento logo ganhou reconhecimento por entregar serviços personalizados tanto para teledifusores quanto para clientes OTT em toda a Europa. O portfólio da equipe inclui seriados como ‘O Píer’, ‘Vis a Vis’ e o sucesso global vencedor do Emmy ‘La Casa de Papel’.
Impulsionada pela crescente demanda por fluxos de trabalho compatíveis com Dolby Vision, HDR10+ e IMF, a Pigmento instalou o DaVinci Resolve Studio como solução principal para gradação, masterização e edição online nas duas suítes de gradação de ponta e nas duas estações de trabalho de suporte adicionais para conformação, transposições de efeitos visuais e entrega.
As suítes contam com processadores Intel Xeon SuperMicro duplos com placas de vídeo NVIDIA Tesla K80 e RTX 2080 Ti, além de monitores de referência Sony BVM-HX310 e Dolby PRM 4220 e unidades DaVinci Resolve Mini Panel para controle. A configuração possui 180 TB de armazenamento compartilhado, com 600 TB para backup em um sistema NAS. A casa de pós já planeja uma reforma total até o fim de 2020, adicionando duas novas suítes, para projeção 4K e HDR, respectivamente.
“Antes de cada seriado novo, nós vamos rever o nosso fluxo de trabalho, fazendo upgrades sempre que necessário para garantir que a Pigmento continue atraindo as melhores oportunidades de clientes no futuro”, disse o cofundador e colorista Pepe Abellán. “Nós já usamos ferramentas de finalização alternativas no passado, mas não ficamos satisfeitos com o ritmo de desenvolvimento delas, especialmente no que diz respeito à adoção de novas tecnologias como HDR e IMF. Os clientes contavam com a entrega nesses novos padrões, mas a nossa equipe achou que o suporte técnico do software deixou a desejar. Começamos a pesquisar alternativas e o DaVinci Resolve sempre se destacou”, completou.
Já o colorista David González explicou que “agora usamos ferramentas OFX como removedor de cintilação e filtro de pixel morto diariamente. Também usamos as opções de filtragem na página Cor, que nos permite aplicar uma correção de controle de qualidade em uma fita específica do programa inteiro em questão de minutos. O DaVinci revolucionou a velocidade do nosso fluxo de trabalho.”
O cofundador e colorista Fernando Martínez apontou que a “transição para o DaVinci Resolve foi bastante fluida. Não só do ponto de vista técnico, graças a uma interface simples e bem organizada, mas também devido à comunidade global de usuários e à equipe de suporte técnico da Blackmagic, que são indispensáveis, sempre nos ajudando quando temos dúvidas.”
Para Martínez, o DaVinci Resolve é praticamente imbatível. “Sua tradição em alta qualidade, combinada com preço e flexibilidade, o torna a ferramenta perfeita para um estúdio pequeno como o nosso, assim podemos ampliar nossas operações quando necessário e realizar as entregas utilizando as tecnologias mais recentes”, concluiu.