A plataforma de produção ao vivo KAIROS, da Panasonic Connect Europe, baseada em IP, fez sua estreia global em um festival de música no Camper Calling 2024. A empresa de aluguel de AV, produção e eventos virtuais CPL implantou o KAIROS para simplificar sua infraestrutura tecnológica e minimizar os equipamentos e cabos intermediários, como parte de sua migração para o padrão de transmissão baseado em IP SMPTE ST 2110.
Ideal para produções de transmissão, produção remota e streaming de eventos esportivos e musicais ao vivo, o KAIROS virtualiza as funções tradicionais de switchers e elimina muitas das limitações de hardware de switchers antigos. Com uma arquitetura inovadora de CPU/GPU, a plataforma elimina as limitações de entrada única dos switchers que operam apenas com SDI.
A CPL optou pelo mainframe mais poderoso da Panasonic, o KAIROS AT-KC2000S1. O KC2000 suporta totalmente sinais de baseband e transmissões baseadas em IP, sendo perfeitamente adequado para eventos complexos e de grande escala, como o Camper Calling 2024.
A função Smart Routing do KC2000 permite que o KAIROS gerencie virtualmente um maior número de fontes de entrada, alternando automaticamente a entrada de vídeo para o switch de rede, garantindo à CPL a tranquilidade de saber que as limitações de largura de banda do vídeo que o KAIROS pode receber simultaneamente são cobertas.
O KAIROS aumenta significativamente a flexibilidade para a CPL. Criadores na rede, utilizando diversos painéis de controle da Panasonic, podem compartilhar a carga de trabalho e incorporar reprodução de vídeos, keying, clipes, loops de patrocinadores, logos de bandas e a programação do festival nas telas. Os multivisores da Panasonic e o switcher ao vivo AV-HS410 também podem distribuir a saída em todos os palcos, sem a necessidade de um servidor de mídia separado. Além disso, gráficos, vídeos e imagens fornecidos pelos gerentes de turnê das bandas antes do festival podem ser selecionados pelos operadores de forma integrada.
Câmeras PTZ e de estúdio oferecem visuais 4K
A CPL também escolheu três câmeras de estúdio 4K Panasonic AK-UC4000 para uso em frente aos palcos e duas câmeras PTZ 4K AW-UE160 para captar o público e os artistas no palco. Essas câmeras são pareadas com a unidade de controle de câmeras AK-UCU600 da Panasonic e o painel de operação remota AK-HRP1010, proporcionando transmissão de imagens 4K descomprimidas em longas distâncias. A CPL também adotou a série SQ1 de displays profissionais 4K de 55 polegadas da Panasonic para uso em todo o local do festival.
“Nossa longa parceria com a Panasonic tornou natural utilizarmos a plataforma de produção ao vivo KAIROS como parte do nosso investimento no ST 2110 – e já podemos ver os benefícios”, comentou Lee Gruszeckyj, Diretor de Produção da CPL. “Esta foi a primeira vez que usamos o KAIROS em um festival ao vivo, e ele funcionou perfeitamente. Enquanto alguns de nossos colegas estão adotando conversores ST 2110, o KAIROS oferece visuais 4K descomprimidos imediatamente, e nos fornece a flexibilidade, escalabilidade e facilidade de uso que precisamos para o Camper Calling no futuro. Independentemente do que o festival exigisse de nós, sabíamos que estávamos preparados com a Panasonic”, concluiu.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube