Home Reportagens Pós-Produção da live de Elton John realizada no Davinci Resolve Studio

Pós-Produção da live de Elton John realizada no Davinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

“No One World: Together At Home”, evento global online, foi criado para apoiar a OMS e os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia

A Blackmagic Design anunciou que o DaVinci Resolve Studio foi usado para pós-produção de ponta a ponta da performance de “I’m Still Standing” de Elton John no One World: Together At Home, um evento global online para apoiar a OMS e os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Com mais de dois milhões de visualizações somente no YouTube, todo o projeto foi concluído por uma equipe de quatro pessoas em apenas 20 horas.

O produtor e especialista em pós-produção Chris Sobchack da Wraptastic Productions usou o DaVinci Resolve Studio com um DaVinci Resolve Mini Panel, uma Blackmagic eGPU e um dispositivo de captura e reprodução UltraStudio 4K para edição, gradação e pós de áudio da filmagem remota. Com a gravação realizada na entrada da garagem do próprio Elton John usando uma filmadora, um tablet e um smartphone em um rig portátil da Movo, e a pós-produção concluída na casa de Sobchack em Los Angeles, era importante manter um visual de alta qualidade e som impecável digno de Elton John e do evento global, apesar das circunstâncias da produção.

“Esse era obviamente um território desconhecido”, explicou Sobchack. “Para minimizar as chances de contágio, apenas um membro de confiança da equipe estava em locação durante as filmagens, juntamente com David Furnish, marido de Elton e diretor executivo da Rocket Entertainment. David dirigiu e filmou a performance de Elton em apenas duas tomadas. As três trilhas de vídeo e gravações individuais diretas de voz e piano foram enviadas a mim logo após a filmagem.”

Sobchack ingeriu os elementos no pool de mídia do DaVinci Resolve Studio, e como ele não tinha código de tempo ou claquete, usou as formas de onda de áudio da página de edição, realizando ajustes finos dentro da página Fairlight para sincronizar as três trilhas de vídeo com o áudio manualmente. Em seguida, ele adicionou os arquivos de áudio WAV sem edição, repetindo o processo para sincronizar o piano e as trilhas dos vocais com o vídeo principal.

Depois, Sobchack e sua esposa Nicole Sobchack trabalharam em parceria na edição. “Adoro a capacidade de redimensionar as trilhas de vídeo e áudio separadamente, dependendo do que eu estiver fazendo”, disse ele. “Eu precisava usar as formas de onda para sincronizar os ativos manualmente, e os comandos simples e rápidos para ampliar e diminuir o zoom e retornar à visualização completa da linha de tempo do projeto foram uma mão na roda.”

A página Fairlight do DaVinci Resolve Studio foi usada para todo o processamento de áudio e para ajustar a sincronização manual dos ativos. “Adoro o recurso de depuração; e o fato de que você consegue visualizar as interfaces para todos os plug-ins, como o iZotope RX 7 e o Waves, oferece uma indicação visual perfeita do que está acontecendo”, acrescentou.

Logo após, Sobchack iniciou a gradação, o que segundo ele foi um pouco desafiador, pois a ciência da cores da filmadora era mais Log, enquanto o tablet e o smartphone eram um Rec. 709 vibrante. “Precisei encontrar um meio-termo por causa da continuidade”, disse. “Como de costume, usei a galeria de fotogramas e wipes do DaVinci Resolve Studio para fazer ajustes finos. Também precisei usar quadros-chaves nas cores dos planos em movimento devido à mudança de cor das câmeras sob iluminações diferentes. Nossa intenção era obter tons de pele bonitos e cores realistas que ficassem legais na transmissão, independentemente do que o colorista geral do programa fizesse em cima da nossa gradação.”

“Você realmente precisa ser polivalente como produtor de ponta a ponta, principalmente quando precisa entregar um projeto em um prazo assim tão curto”, concluiu Sobchack. “As páginas do DaVinci Resolve Studio me ajudaram a continuar concentrado dentro do fluxo de trabalho, cuidando das coisas de forma bastante ordenada e eficiente. Além disso, contar com uma solução completa, em vez de ter que mover o projeto de programa para programa e depois remontar tudo, foi indispensável. Tudo isso nos ajudou a criar rapidamente um produto digno do Sir Elton John.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados