3H Sound Studio instalou estações de trabalho de áudio digital (DAWs) utilizando o software de pós-produção DaVinci Resolve Studio
A Blackmagic Design revelou que a conceituada casa de pós-produção 3H Sound Studio Ltd., de Taipei, instalou várias estações de trabalho de áudio digital (DAWs) utilizando o software de pós-produção DaVinci Resolve Studio e as superfícies de controle de som Fairlight Advanced Console.
Fundada em 2004 pelo famoso designer de som Duu-Chih Tu, a 3H Sound Studio Ltd. oferece desde serviços de gravação de som em locação em ADR até pós-produção em Dolby Atmos. A casa ganhou elogios da crítica internacional, como o Grande Prêmio Técnico no 54º Festival de Cinema de Cannes, nove indicações e uma vitória na categoria Melhor Design de Som no Hong Kong Film Awards e 35 indicações e 12 vitórias na categoria Melhores Efeitos Sonoros no Golden Horse Awards.
Duu-Chih tem sido indispensável nos avanços técnicos da engenharia de som da indústria cinematográfica de Taiwan. Seu trabalho contribuiu para as obras-primas de grandes cineastas, como “In Our Time”, dirigido por Edward Yang, Yi Chang, I-Chen Ko e Te-Chen Tao, que geralmente é reconhecido como o filme que fundou o “Novo Cinema de Taiwan”, e “Os Terroristas”, dirigido por Edward Yang. Ele também introduziu o som sincronizado em locação na indústria cinematográfica de Taiwan, trabalhando com diretores renomados como Hsiao-Hsien Hou em “A Cidade do Desencanto” e mais uma vez com Edward Yang em “Um Dia Quente de Verão.” A 3H Sound Studio Ltd. também fez parceria com estúdios de som consagrados no mundo todo, incluindo o Nikkatsu Recording Studio, AtLab, Sound Firm e Ramindra, em projetos Dolby Atmos.
Duu-Chih, que começou sua carreira na engenharia de som quando a cinematografia dos filmes e o design de som analógico dominavam a indústria cinematográfica, transformou totalmente seu fluxo de trabalho para o digital ao migrar para as estações de trabalho de áudio digital Fairlight em 1997.
Atualmente, a 3H Sound Studio Ltd. tem dez salas de mixagem equipadas com várias estações de trabalho de áudio digital Fairlight, incluindo dois Fairlight Advanced Consoles de duas e cinco baias cada um com o software DaVinci Resolve Studio, juntamente com sete sistemas Fairlight antigos.
“Esperamos substituir os modelos antigos pelos Fairlight Advanced Consoles e o software DaVinci Resolve Studio mais recentes nos próximos dois anos por motivos óbvios”, disse Duu-Chih. “Além de ter herdado a rapidez, confiabilidade e intuitividade do Fairlight, o DaVinci Resolve Studio conta também com vários recursos novos, como maior desempenho, capacidade de exportar para vários formatos, áudio imersivo, funcionalidades ADR eficientes e fáceis de usar, 2.000 faixas com efeitos em tempo real, novo medidor de loudness e atualizações de software gratuitas, bem como consoles físicos mais responsivos e sofisticados.”
O Fairlight Advanced Console de cinco baias com DaVinci Resolve Studio foi instalado na sala de mixagem para mixagem e masterização em Dolby Atmos e tem sido usado desde então em dezenas de filmes, como “A Sun” do diretor Chung Mong-Hong, “Love After Love” da diretora Ann Hui, “Ripples of Life” de Wei Shujun e “Anita” de Longman Leung.
“A 3H Sound Studio Ltd. criou fluxos de trabalho especificamente para pós-produção de som cinematográfico, e estamos confiantes de que podemos satisfazer nossos clientes com resultados de alta qualidade e dentro do prazo. Em colaboração com os melhores designers de som de Taiwan, estamos ajudando cineastas a produzir ótimos filmes chineses e a trazê-los para o público do mundo todo”, disse Duu-Chih.
“O Fairlight da Blackmagic Design oferece uma solução completa em software e hardware e maximiza nossa eficiência e flexibilidade em pós-produções de som complexas com prazos apertados. Quando vemos o quanto que a Blackmagic Design continua investindo em pesquisa e desenvolvimento para proporcionar atualizações inovadoras, sabemos que o Fairlight é um produto no qual nós, designers de som, podemos confiar”, concluiu.